Ana səhifə

A cura pela natureza


Yüklə 2.11 Mb.
səhifə40/44
tarix27.06.2016
ölçüsü2.11 Mb.
1   ...   36   37   38   39   40   41   42   43   44
O envelhecimento também é objecto de especulação entre os
evolucionistas do século xix. Para alguns deles, este fenómeno está ligado à reprodução sexual. Para outros, a responsabilidade incumbe à especialização celular.
Finalmente, os fisiólogos evolucionistas avançam a hipótese segundo a qual o envelhecimento seria definido pela dimensão adulta dos animais porque, para certos fisiólogos (fenômeno observado nos peixes), o envelhecimento começa no momento em que pára o crescimento, já que os
reguladores funcionam sempre.
1Neotenia: coexistência, no mesmo animal, de caracteres larvares e de faculdades reprodutoras.
604

Velhice (Senilidade)


Outros pensam também que o envelhecimento está relacionado com a utilização energética de oxigénio (oxidante poderoso) pelo nosso corpo.
A biologia moderna avançou várias teorias para explicar as causas e
os mecanismos do envelhecimento. Existe uma teoria segundo a qual a
morte está codificada no ADN, e é a execução deste programa genético que nos faz envelhecer e morrer.
Leslie Orgel, por seu lado, propõe “a teoria das catástrofes causadas por erro”, segundo a qual os erros de produção de proteínas fazem envelhecer as nossas células. A perda da capacidade de auto-reparação do ADN é, para certos investigadores, a causa principal do envelhecimento.
Mas também se fala da alteração da concentração hormonal e do declínio do sistema imunitário (para certos bió logos é a única causa do envelhecimento).
Uma única constante: todas as teorias degenerativas do envelhecimento levam em conta as condições ambientais, que alteram o funcionamento do metabolismo, bem como os radicais livres e a radioactividade.
É evidente que estamos nos antípodas de uma teoria única. Assim, enquanto uma teoria viável do envelhecimento não tiver sido proposta, todos os remédios contra o envelhecimento (cada vez mais numerosos) terão apenas efeitos superficiais, ou seja, não serão capazes de diminuir certos riscos ambientais (poluição pelos radicais livres, pela acção dos antioxidantes, mas neste caso não devemos esquecer que o nosso próprio organismo também produz radicais livres).
Na realidade, o envelhecimento é talvez inerente à natureza e, neste caso, é preferível aceitá-lo. Aldous Huxiey, no seu romance After Many a Summer, apresenta homens pluricentenários (graças ao consumo das entranhas das carpas), que pagam esta longevidade com uma regressão fisiológica e mental que os faz voltar ao estado de macacos. É uma visão optimista das consequencias eventuais da intervenção humana no património genético e evolucionário.
Podemos evitar a degradação das nossas capacidades mentais?
A degradação do sistema nervoso é para o homem uma das consequências mais penosas do envelhecimento. Será possível escaparmos a esta
605

Velhice (Senilidade)


degradação, tantas vezes humilhante? Os estudos sobre o comportamento humano mostram todavia que o envelhecimento não se acompanha obrigatoriamente da perda das nossas faculdades intelectuais. Bernard Shaw, que ainda escrevia com a idade de 94 anos, é um bom exemplo.
As pessoas que não sofrem de doenças neurodegenerativas (como a
doença de Alzheimer ou de Parkinson) compensam as perdas de certas regiões cerebrais: o cérebro dispõe, com efeito, de reservas ainda mal conhecidas da ciência. Também acontece frequentemente as pessoas idosas perderem uma parte da sua agilidade intelectual, mas, em contrapartida, conservarem as suas performances intactas. É evidente que as alterações observadas na fisiologia e na anatomia do cérebro se repercutem em todos os órgãos, e os processos são agravados pelas doenças neurodegenerativas. Mas os médicos têm, muitas vezes, dificuldade em distinguir o início destas doenças do envelhecimento natural. Além disso, não conhecemos nem as causas nem os mecanismos destas patologias. Devemos dizer, para concluir, que ainda não sabemos quais são os processos do envelhecimento do cérebro.
Que meios temos para retardar o envelhecimento?
Uma das principais questões é saber se o nosso modo de vida altera o nosso processo de envelhecimento e acelera a deterioração do sistema nervoso. Os investigadores da Universidade de Utab demonstraram o efeito benéfico dos exercícios físicos na preservação das capacidades mentais. Em contrapartida, as drogas parecem ter uma acção nefasta, bem como a dependência de certos medicamentos como o valium, os ansiolíticos e os estimulantes.
O papel do regime alimentar ainda foi pouco explorado e continua pouco conhecido. Sabemos que um regime pouco calórico retarda a degencrescência dos neurónios. Também foi demonstrada a acção benéfica de certos antioxidantes (como a vitamina E). Mas a grande maioria destes resultados deriva da experimentação animal. Devemos, por conseguinte, ser prudentes quanto à sua interpretação e extrapolação para o homem.
606

Verrugas
Verrugas


T
r o
ata-se de excrescências que aparecem geralmente nas mãos e nos pés. s autores antigos fornecem inúmeras receitas para curar as verrugas.
ólws e~encixis @@JJ Tuio
Aplicar várias vezes ao dia.
R~1~ @3f fitotempéu#cos Cr.?vo-de-defunto
Esfregar as verrugas com as flores de cravo-de-defunto.
QuelidónIã (t.7mbém cInimada Ervo-das-verrugis)
O sumo de quelidónia fresco, em aplicações diárias. Ou, alternativamente, tintura-mãe de quelidónia: algumas gotas em aplicações diárias.
Ou, alternativamente, aplicações de tintura-mãe de cravo-de-defu n to.
AlIffien~o *
Privilegiar uma alimentação rica em magnésio: pão integral, cereais integrais, nozes, avelãs, tâmaras, castanhas, algas marinhas, espinafres, levedura de cerveja, germe de trigo, produtos da colmeia, uvas, beterrabas, rabanetes, fruta fresca, etc,
O DR. BILZ RECOMENUAI
- Colocar as partes atingidas, mãos e pés, dentro de água durante
15 minutos e aplicar, em seguida, o sumo de 1 cebola. Repetir de manhã e à noite, até desaparecerem as verrugas.
CONSELHOS
Tentar também: alho esmagado, aplicado como unguento, conservado e renovado várias vezes por dia.
607

Vertigens


Vertigens
C
onsulta médica indispensável. Ver eventualmente Náuseas (p. 472), Síncopes (p. 565), Vómitos (p. 609). É necessário procurar as causas, que podem ser múltiplas: abuso de bebidas alcoólicas, abuso de certas substâncias medicamentosas, doenças do ouvido, hipertensão, ruídos estridentes, músicas violentas, stress, cansaço, abuso de tabaco, de narcóticos, contrariedades ou choques emocionais.
É necessário agir imediatamente sobre a causa logo que esta tiver sido identificada.
Á0m901
w.9 * Cavalínha - Prímavel-a monta - Erva-Cídreira - Tília
1 ou 2 drageias de cada, 1 vez ao dia.
OU IMUSãO Cavalinha + PrImaver.7 + Menta + Erva-cidreira + Tília * 2 pitadas de cada planta para 1 litro de água. Ferver e deixar em infusão durante 10 minutos. * Tomar 3 a 5 chávenas por dia, entre as refeições.
ól~ 055017C1,11.9 M.9níer017a

3 gotas, 3 vezes ao dia.


ÁRRIMIOS dO OSSOIMO *
Banhos de assento frios ou banhos de assento com fricções, todos os dias.
Lavagelis *
Fazer uma infusão com 20 cabeças de camomila em meio litro de água. Ferver durante 1 minuto e deixar em infusão durante 10 minutos. Fazer a lavagem, de manhã, em jejum, e conservar durante 20 minutos, se possível.
Ronhos de vapor
3 vezes por semana.
Afusões diárias dos braços, das coxas e da cabeça, mornas no início e, em seguida, mais frescas,
608

Vómitos
AlIMOIMOÇãO


Deve ser sóbria. Pratique uma boa mastigaçâo. Evitar: tabaco, álcool, vinho, cerveja, café, chá, pratos cozinhados, excessos alimentares, maionese, cozinhados com manteiga, gorduras animais, carnes gordas, conservas, charcutaria, enchidos, pastelaria, etc.
Alimentos privilegiados: levedura de cerveja, cereais, nozes, couves, alho, cebola, saladas ‘ tomates, espinafres, fruta fresca, cerejas, alperces, maçãs, peras, limões, toranjas, etc.
jejum
Pode ser praticado 1 ou 2 dias por semana. Cura de fruta fresca.
CONSELHOS
-Exercícios físicos moderados. -Relaxamento (ver p. 137). -Evitar os movimentos bruscos.
VÓMitos
V
er também Náuseas, p. 472. As causas são diversas. Consulta médica indispensável se os vómitos persistirem. Se surgirem após abusos alimentares ou de bebidas alcoólicas: fazer uma dieta.
Infil
Hortelã-pimenta + Tomiffio + Tílía
1 pitada de cada planta para 1 chávena de água.
- Tomar 3 a 5 chávenas por dia. F//41MWS 055017CI.815 *
Erva-cídreír.i ou Sândalo

- 2 gotas, 2 ou 3 vezes por dia.


609

Zona
Zona


V
er também Herpes, p. 426. Aparecimento de vesículas num dos lados do tórax, geralmente precedidas de dores mais ou menos violentas.
Também pode ser oftálmica. Consulta médica indispensável.
0m901 ‘es * Esc@?bíos.7 - Fumáría - Énula-Campana - Labaç.7

2 drageias de cada, 1 vez ao dia.


ou Infuzão EscaNosa + Fumáría + Énul.?-camp.7no + Labaça

1 pitada de cada planta para meio litro de água. Ferver e deixar em infusão durante 10 minutos. Tomar 3 a 5 chávenas por dia.


óIOM OSSOnc1.11.q

2/41 Nardo


1 gota, 3 vezes ao dia, alternando, dia sim dia não, com:
Zimbro

2 gotas, 3 vezes ao dia.


COMP~5 *
Certos autores recomendam a aplicação de folhas de couve dobradas e de compressas de escabiosa em infusão.
Couve Aplicação de folhas de couve,
conservadas 1 a 2 horas. Repetir.
Escablosa *20 g de planta para 1 litro de água. Ferver durante 2 minutos e deixar em infusão durante 10 minutos. *Aplicar em compressas. Repetir várias vezes ao dia.
AMIDOIMOÇãO
* Evkar: todas as sobrecargas alimentares, pratos pesados e difíceis de digerir, pratos com molhos, cozinhados com manteiga, maionese, charcutaria, enchidos, fritos, gorduras animais, açúcar, chá, café, álcool, etc.

* Alimentos privilegiados: levedura de cerveja, germe de trigo, fruta e legumes frescos, cereais integrais, cenouras, cerejas, cebola, alho, salsa, saladas, etc.


jejum
Aconselhado, 1 dia por semana. Cura de fruta. Um dia, a fruta.
610

Zumbido nos ouvidos


Zumbido nos ouvidos
dia.
Banhos *
* Em todos os casos:

* Banhos dos pés, derivativos, todos os dias.

* Banhos de assento, com fricções, dia sim dia não.
ÁRRIMIOS dO V0POr *
Seguidos de duches frescos e de fricções vigorosas.
P
odem ter diversas origens: bolas de cera, problemas do ouvido interno, hipertensão, deslocação vertebral, envenenamento alimentar ou medicamentoso. Deve consultar um médico.

- O sumo de cebola num pouco de algodão instilado no ouvido acalma as dores e o zumbido.


óIOM OSSOMAVIS L@*jj Alcar.7viá
Diluir num pouco de álcool ou de azeite.

- 3 ou 4 instilações no ouvido por


dia.
7717MIo~o
Cimicifuga, tíi7tura-mãe
20 a 30 gotas, 2 vezes ao dia.
Gín~ biloba, Antuia-mãe

20 a 40 gotas, 2 ou 3 vezes ao


Dilcheq O.Ofusões *
Da face e dos braços, alternando com as coxas, dia sim dia não.
AlIffientaÇão
Simples e sóbria: fruta da estaçáo, saladas, frutos secos, óleos virgens, pouco sal, pouco açúcar, suprimir as especiarias. Contm-indlcações: charcutaria, cozinhados com manteiga, fritos, pratos com molhos, conservas, bebidas alcoólicas, etc.
jejum
Recomendado. Cura de fruta.
611

Zumbido nos ouvidos


CONSELHOS
Evite os excessos de trabalho, a exaustão, o nervosismo, a insônia, a obesidade e a prisão de ventre.
612

CONCLUSÃO


ENVELHECER... MAS CONTINUANDO JOVEM
Combater os efeitos do tempo não é uma coisa fácil. E, se até agora não se descobriu nenhuma pílula mágica, certas receitas contra o envelhecimento fizeram a fortuna dos seus promotores... e isto, podemos afirmar, sem trazerem quaisquer benefícios visíveis. Muito pelo contrário, certos tratamentos que produzem uma “melhoria” passageira são extremamente controversos e, muitas vezes, nocivos a longo prazo. Com efeito, os sistemas de funcionamento do nosso corpo são muito complexos, e não basta

- nem por sombras - acrescentar uma substância que aparentemente nos


falta, para preencher essa deficiência. Seria demasiado simples porque, nesse caso, já teríamos resolvido todos os problemas de saúde que pudessem eventualmente surgir.
O que é realmente a juventude?
Inúmeras investigações e observações descrevem a vida dos povos que têm um tempo de vida longo e que ignoram a maioria dos males que atingem os homens e as mulheres dos países industrializados. As suas
regras são simples e têm em comum o seguinte:
Todos os homens e mulheres, independentemente da idade, têm uma
actividade física e trabalham. Têm um regime alimentar sóbrio e praticam períodos de jejum. São sociáveis, felizes e solidários.
Inspirámo-nos neles e propomos-lhe, a partir do seu modo de vida, estabelecer um programa de juventude... que lhe permitirá durar sem ficar velho.
613

CONCLUSÃO


22 conselhos para viver muito tempo e com saúde
1 .Aprenda a distinguir os alimentos naturais dos alimentos artificiais.
2. Reintroduza os alimentos integrais na sua alimentação e consuma, de
preferência, cereais, arroz, trigo, pão, biscoitos, bem como óleos de primeira pressão a frio: de azeitona, de girassol, de cártamo, de sésamo, etc.
3. Varie a sua alimentação, consumindo produtos provenientes de todos
os grupos alimentares.
4. Coma alimentos frescos e crus (todas as refeições devem incluí-los).
5. Consuma mais vegetais crus, legumes, alho, cebola e fruta.
6. Privilegie a cozedura dos alimentos a baixas temperaturas.
7. Cozinhe com simplicidade. Evite as misturas e os pratos complicados.
8. Utilize as bebidas fisiológicas. Escolha a sua água de mesa e
beba em quantidade suficiente.
9. Coma alimentos de cultura biológica ou cultivados de forma
tradicional.
10. Respeite as refeições e coma com tempo. Não hesite emeonsumir
produtos como o pólen de flores, a espirulina, a levedura de cerveja, as algas marinhas, o germe de trigo, a geleia real, a acérola e o falso-escambroeiro (estes dois frutos são ricos em vitaminas do grupo C), o ginseng, o eleuterococo, a cavalinha, etc.
11. Consuma grãos germinados, especialmente o trigo germinado.
12. Diminua o seu consumo de sal e evite o açúcar.
13. Preencha as suas carências com suplementos alimentares (durante
períodos curtos e, se possível, sob os conselhos de um especialista).
614

CONCLUSÃO


14. Drene o seu organismo (existem inúmeras infusões que podem ajudar: tomilho, alecrim, boldo, sabugueiro, rainha-dos prados ... )
15. Faça, de tempos a tempos, uma dieta que regenere o seu organismo.
16. Pratique curas de fruta, especialmente no início da Primavera e no
Outono (alperces, uvas), 1 dia por semana.
17. Pratique também curas de legumes crus (sobretudo couve,
saladas verdes, beterrabas, cenouras, aipo, alcachofras, etc.)
18. Abandone os excitantes tais como o café, o chá, o álcool, o
tabaco, etc.
19. Trate-se naturalmente e só recorra a outros tratamentos quando for
obrigado a isso.
20. Introduza mais actividades físicas na sua vida e pratique-as
sistematicamente todos os dias: andar a pé, de bicicleta, nadar, etc.
21. Continue a ter uma actividade voluntária ou remunerada, mesmo
depois de passar a idade da reforma.
22. Respeite o seu tempo de repouso dormindo suficientemente.
Prepare os seus elixires de juventude
Se acreditarmos nos seus autores, estes elixires são particularmente eficazes.
E1IXIr dik M117h8 £fO HU17gdO
(citado inúmeras vezes)

- Misture (em partes iguais) os


óleos essenciais seguintes, de modo a obter 5 ci de preparação:
Cedro + Alecrim + Terebíl7tíM?
O seu farmacêutico-ervanário pode preparar-lhe esta mistura, à base de óleos essenciais ou de tintura-mãe.

- Pode ser feita numa garrafa de


vinho de boa qualidade.
615

CONCLUSÃO


* Tomar 1 cálice, de licor, 1 vez ao
dia.
Eluir d&g longo Vide su~
* Prepare os ingredientes seguintes:
Açafrão oriental (3 g), Zedoária (3 g), Agárico-branco (3 g),
Genclana (3 -Q), Ruibarbo (3 g), Aloés socotrii7.7 (Mg), Maná (30 _q), Ter1.7 ,ça d& Veneza (3 @ç)
Macerar durante 9 dias em 1 litro de aguardente. Tomar 10 gotas num pouco de água, todas as manhãs.
As plantas, sob todas as formas, também o podem ajudar
Existem outras plantas com os mesmos poderes: o eleuterococo, o ginseng, a noz de cola, a segurelha, as folhas de carvalho (em infusão), o guaraná, o samo de tília, etc.
Existem todas nas ervanárias sob a forma de drageias, de pós e de tintura-mãe.
A1170
O alho fresco é também recomendado. Esmagar 1 dente de alho e barrar juntamente com azeite uma fatia de pão integral. Tomar ao pequeno-almoço.
Ca valínha o Urtíga São ambas remi neral izantes.
FreIxo
O freixo tem, em particular, a fama de ser uma planta que “fabrica” centenários. Utilize-o sob a forma de infusão,
à razão de 2 ou 3 chávenas por dia (tomar imperativamente até aos 120 anos e mais, se possível): 40 g de folhas secas para

1 litro de água a ferver.


Ginseng
Em infusão: 10 9 de folhas frescas ou 20 g de folhas secas para meio litro de água a ferver. Deixar em infusão durante 15 minutos. Tomar 1 chávena 2 vezes ao dia.
fiabaneté e Alcachofra
Têm uma acção depurativa.
616

CONCLUSÃO


Ramos de Aípo Confeccione caldos de ramos de aipo, que possui propriedades revitalizantes.
Vínho de Alecrím
1 litro de vinho de Jerez ou de
Porto para 6 ou 7 ramos ou um punhado de folhas de alecrim. Macerar dentro de uma garrafa bem fechada durante 1 mês. Filtrar. Beber 1 pequeno cálice, antes das refeições.
Estes elixires, bem como todos os produtos naturais, protegem contra as doenças e reforçam o capital vital. Porque, de que nos serve viver até uma idade avançada com uma mobilidade deficiente, com as nossas faculdades diminuídas e falta de energia para levarmos a bom termo novos projectos?
Se seguir os nossos 22 conselhos de juventude, viverá mais tempo, activo e feliz e em plena posse do máximo das suas capacidades.
E, para tal, basta ter presente no espírito o último conselho, que é também sem dúvida o mais precioso:
ESTABELEÇA METAS, TENHA OBJECTIVOS
Faça projectos que o motivem, que o estimulem a aprender, a empreender, a partilhar. Aprenda a desenvolver os seus talentos independentemente da sua idade.
Este é certamente o maior segredo da longevidade e, sem ele, os nossos segredos de cura pelo poder da natureza só servem para sobreviver e não
para viver.
O futuro, caro amigo leitor, pertence-lhe. Está entre as suas mãos. É a si que cabe fazer dele uma fonte de plenitude e de felicidade.
617

LÉXICO Ir DOS TERMOS CIENTIFICOS


UTILIZADOS
A
Acção enzimática: acção de uma enzima (catalisa as reacções). Acidose: impregnação ácida dos tecidos derivada de um excesso de ácido
ou de uma deficiência de bases. Adaptogéneo: factor (uma substância, uma planta) que aumenta as capacidades adaptativas do organismo ao meio exterior. Adenite: inflamação dos gânglios linfáticos. ADN - ARN: á cidos nucieicos que têm um papel-chave nos processos de
hereditariedade. Adstringente: que exerce nos tecidos vivos uma acção que visa apertá-los. A “Grande Teriaga”: os livros de Nicandro (médico da escola grega da
Ásia) fornecem várias fórmulas das teriagas (relacionadas com os
antídotos contra os animais venenosos) e dos alexifármacos (venenos e contravenenos). Aldolase: ver Enzima. Aldosterona: hormona da glândula supra-renal. Tem uma papel regulador
em diversos processos metabólicos (ex,: o metabolismo iónico, o metabolismo da água, o metabolismo dos açúcares). Alporca (escrófula): termo utilizado até ao final do século passado e que
agrupa várias patologias (adenopatia, anginas ulcerosas, mononucleose). Aminas: compostos obtidos pela substituição por radicais hidrocarbonados
univalentes do hidrogénio e do amoníaco (NH3).
619

LÉXICO DOS TERMOS CIENIFICOS UTILIZADOS


Anabolismo: parte construtiva do metabolismo, conversão de compostos
simples em compostos mais complexos; o anabolismo está ligado ao
armazenamento da energia (ex.: a fotossíntese). Antiespasmódico: que tem uma acção inibidora nos espasmos e nas
contracções. Anti-radicular: que impede ou neutraliza a acção dos radicais livres. Antibiótico: substância que inibe o desenvolvimento e/ou que mata os
microrganismos. Antiblenorrágica: que tem uma acção terapêutica sobre a blenorragia (doença infecciosa microbiana causada por gonococos). Antifúngico: que tem uma acção inibidora ou que destrói os fungos. Antigonocócico: que tem uma acção inibidora ou que destrói os gonococos. Antimitótico (citostático): que impede a mitose (divisão indirecta da
célula) (ex.: a colquicina). Antipsoríaco: que tem uma acção inibidora na psoríase. Associação Irito-ortornolecular: associação de plantas e de vitaminas.
Terapêutica utilizada pela medicina ortomolecular. Astenia: falta de forças, estado de depressão, de fraqueza.
B
Bactericida: que mata as bactérias. Bacteriostático: que inibe o desenvolvimento das bactérias. Biostático: que estabiliza os parâmetros biológicos.
c
Cardiorniopatia: doença do músculo cardíaco. Catabolismo: parte destrutiva do metabolismo; conjunto de reacções metabólicas que degradam os componentes químicos complexos em componentes mais simples. Este processo está ligado à libertação de energia. O exemplo do catabolismo é a respiração celular. O oposto ao
catabolismo é o anabolismo (anabolismo + catabolismo = metabolismo).
620

LÉXICO DOS TERMOS CIENTIFICOS UTILIZADOS


Catarrais: ligados à inflamação das mucosas.
Cenurose: parasitismo acidental e excepcional de um organismo humano
por larvas do tipo cenuro (larvas de certas ténias normalmente presentes nos tecidos celulares dos coelhos, das lebres e de outros roedores). Citostático: ver Antimitótico.
Coloidal: estado de uma substância dispersa num solvente, quando as
suas moléculas (moléculas grandes ou macromoléculas) se agrupam em micelas e têm uma carga eléctrica do mesmo sinal. Os colóides têm uma aparência de cola ou de geleia e não conseguem atravessar uma membrana sernipermeável. Compostos fenólicos: compostos aromáticos que contêm um ou vários
grupos hidroxílicos (-OH). Córtico-supra-renal: periferia da glândula supra-renal (córtex) cujas hormonas são reguladoras do metabolismo. Criptogamas: no antigo sistema, um dos dois ramos do reino vegetal (por
oposição aos fanerogamas); plantas que possuem órgãos de frutificação pouco aparentes, plantas com esporos, algas, cogumelos, líquenes, fetos, equissetos e licopódios. Cromatografia: método de análise química por separação, relacionado
com as técnicas e os princípios utilizados para a separação. Existem vários tipos (cromatografia por absorção, cromatografia por troca, cromatografia sobre coluna, cromatografia sobre papel, em camadas finas, em fase gasosa, HPLC, etc.).
D
Derivativo: que efectua uma derivação (acção de deslocar um foco inflamatório para o exterior ou para os órgãos menos importantes). Descongestionante: que faz cessar a congestão (tensão, turgescência, afluxo
de sangue numa determinada parte do corpo). Desidrogenase: ver Enzima. Doenças ateromatosas, Ateroma: lesão crónica das artérias; nome por
vezes atribuído à arterite crónica.
621

LÉXICO DOS TERMOS CIENTíFICOS UTILIZADOS


Doparnina: neurotransmissor que participa na transmissão entre as células nervosas. É também um produto intermediário da síntese da adrenalina.
E
Encefalomielite: variedade de encefalite.
Enzima: catalisador orgânico, substância produzida por uma célula viva,
1   ...   36   37   38   39   40   41   42   43   44


Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©atelim.com 2016
rəhbərliyinə müraciət