Ana səhifə

A cura pela natureza


Yüklə 2.11 Mb.
səhifə32/44
tarix27.06.2016
ölçüsü2.11 Mb.
1   ...   28   29   30   31   32   33   34   35   ...   44
Aliffiel~ão
Alimentação sóbria. Mastigar bem os alimentos. Contra-indicações: todos os excessos e os alimentos excitantes tais como café, chá, tabaco, álcool, vinho, cerveja,
mostarda, maionese, charcutaria, pratos com molhos, enchidos, salmoura, pastelaria, etc.

- Alimentos privilegiados: levedura de cerveja, germe de trigo, cereais integrais, trigo, arroz, cevada, trigo sarraceno, nozes, amendoins, beterraba, aveia, saladas (alface), espargos, couves, cebolas, cerejas, peras, tâmaras, figos, legumes secos, ananás, tomates, espinafres, toranjas, alperces, mel, salsa, etc.


M Jeju/n *
É uma excelente terapêutica:

1 dia por semana.

1 dia, a fruta.
ERArAMENAOS KNEIPP
Durante 4 semanas:

- Loção total diária.

- 3 semicúpios curtos por semana. -Afusões das coxas. -Andar dentro de água (pode ser feito numa banheira), de 30
segundos a 5 minutos. Para as pessoas vigorosas: -Cinturão de Neptuno molhado em água fresca com vinagre: 3
vezes por semana.

- Infusão de absinto: 2 ou 3 pitadas de planta para 1 chávena de


água. Ferver durante 1 minuto e deixar em infusão durante 10 minutos. Tomar 2 chávenas por dia.
476

Neurastenia


CONSELHOS
Evitar os ruídos violentos, o stress, a música demasiado alta e síncopada, as luzes vivas, as contrariedades, as discussões, etc. Fazer exercícios iFisicos moderados. Praticar actividades de lazer, de acordo com as preferências pessoais: jardinagem, bricolage, pesca, modelagem, etc. Exercícios respiratórios diários seguidos de relaxamento. Eventualmente reeducação respiratória, halha-yoga (ver p. 137). Endurecimento: andar de pés descalços (ver p. 132).
PARA ACALMAR UMA CRISE DE NERVOS
Infu., 9 @ fo * Camomila, ou Erv.7-cídrelra, ou Valeríana, ou Tíl1.7
2 ou 3 pitadas para 1 chávena. Ferver durante 1 minuto e deixar em infusão durante 10 minutos.
- Tomar 2 ou 3 chávenas por dia.
Um duche quente, seguido de um duche frio.
Neurastenia
V
er Ansiedade (p. 236), Depressão nervosa (p. 3 57), Nervosismo (p. 474) etc. Para os conselhos gerais, ver Depressão nervosa.
Infus#o * ArtemIsía Erva-cídreir.7 LdranjeIm Váleriana + TIlía
1 ou 2 pitadas de cada planta para 1 litro de água. Ferver durante 1 minuto e deixar em infusão durante 15 minutos.
477

NevraIgia


Nevralgia
A
nevralgia manifesta-se por dores frequentes e difusas, seguidas de intervalos sem dor, e em seguida voltam novos acessos de dor. Pode provocar tremores musculares involuntários. As mais frequentes são as dores faciais, no pescoço, no occipício, nos braços, no peito, nas
costas, no cóccix, nas ancas.
É necessário, se possível, identificar as causas.
Ver também: Dores (p. 369), Lombalgias (p. 455), Enxaqueca (p. 377), Reumatismos (p. 538), etc.
D~61
ws * @@jjI Harpagéfito
2 drageias, 3 vezes ao dia.
ou /~ão HarpagófIto
3 pitadas da planta para 1 chávena de água. Ferver em lume brando durante 10 minutos e deixar em infusão durante 15 minutos. Tomar 3 ou 4 chávenas por dia.
Ralnha-dos-prados
Também tem propriedades antálgicas.

3 pitadas de planta para 1 chávena de água. Ferver durante 1 minuto e deixar em infusão durante 15 minutos. Tomar 3 ou 4 chávenas por dia. Em aplicação externa: óleo de erva-de-são-João do Dr. Chomel: para meio litro de azeite (ou óleo de amèndoa"oces),


30 g de erva-de-são-joâo e 20 cabeças de camomila. Deixar macerar durante 8 dias ao sol. Filtrar. Fazer penetrar a preparação por meio de massagens suaves. Para acelerar a preparação, aquecer a mistura em banho-maria durante 20 minutos.
AlIMOMOÇOO *
Contra-indicações: todos os excitantes: álcool, vinho, cerveja, especiarias, que favorecem o aparecimento das dores e excitam a sensibilidade. Alimentos privilegiados: alimentação sóbria e simples: legumes e fruta fresca.
JOJU117
Sedativo, alivia as dores.

1 dia, a fruta.


478

Obesidade


rRA M MEN 7 OS KNEW
- Camisa de “flores de feno”, 2 vezes por semana.

- Afusões mornas e suaves, seguidas de loções e de fricções.


DE A COMO COM O DR. BILZ
Todas as nevralgias se acalmam com compressas de vapor, seguidas de banhos a 301360 C.

- De manhã e à tarde, uma loção total suave e morna.

- Banhos de vapor seguidos de um envolvimento das partes doentes. -Banhos de vapor dos pés e das mãos, de 20 a 30 minutos,
alternando com banhos de vapor na cama. Aplicar uma compressa húmida no baixo-ventre (duração: 1 a 2 horas) seguida de fricções e de massagem suave do ventre e do baixo-ventre, dos braços e das pernas. N.B.: Assinala-se que os exercícios respiratórios acompanhados de relaxamento produzem calma e descontracção. Praticar várias vezes ao dia.
CONSELHOS
-Exercícios físicos moderados.
Obesidade
A sua origem tem vários factores
A massa de gordura e o desenvolvimento excessivo de sobrecargas ponderais no corpo decorrem em primeiro lugar do excesso de comida, que não permite, por esta razão, a eliminação do excedente que se transforma em gordura.
479

Obesidade


Modifique os seus hábitos alimentares
A transformação dos nossos hábitos alimentares tem por objectivo fazer de nós potenciais obesos. Esta doenç a encontra-se em todas as camadas da sociedade, independentemente das origens étnicas.
Pensar que se pode emagrecer sem alterar os hábitos é um contra-senso. Todos os médicos milagrosos que propõem tratamentos que “funcionam” sem, fundamentalmente, agirem no comportamento alimentar, têm por único objectivo lançar o “isco” aos tolos para lhes ficarem com
o dinheiro.
Os excessos de peso são nocivos: predispõem a inúmeras perturbações e doenças tais como a diabetes, o colesterol, as hemorróidas, as varizes, os reumatismos, as doenças cardiovascu lares, o cancro, etc.
Faça um balanço
Perder peso é um processo que consiste em primeiro lugar em tomar consciência do nosso estado. É importante conhecermo-nos bem e desta forma identificarmos os agentes responsáveis destas sobrecargas.
A primeira abordagem consiste, portanto, em fazer um balanço. Um meio muito eficaz é anotar sistematicamente, durante cerca de 15 dias, tudo o que comemos, sem alterar os nossos hábitos. Deve-se anotar tudo: desde a pequena guloseima que se consome maquinalmente até ao depenicar de vários alimentos, pequenos copos de sumo de fruta, álcool, açúcar, etc. As bebidas também devem ser anotadas neste repertório. Para aperfeiçoar esta técnica, pode-se também anotar o dia e a hora.
Este método pode parecer fastidioso à primeira vista, mas é muito eficaz pois permite ver muito rapidamente a quantidade de alimentos ingeridos ao longo do dia e, por conseguinte, intervir sem brusquidão e
progressivamente sobre alguns dos nossos maus hábitos.
Neste repertório podemos também anotar o nosso peso, as nossas medidas, as nossas alterações e os nossos progressos.
Tenha cuidado com o stress...
Mas existem outros factores que podem condicionar a ingestão de alimentos. Com efeito, o nervosismo, a educação, etc. podem ser factores indirectos da obesidade.
480

Obesidade


e com as misturas
As misturas alimentares e as más combinações de alimentos são também responsáveis por uma má assimilação (comer pratos com molhos, cozinhados com manteiga, misturar muitos alimentos na mesma refeição, etc.).
Não salte refeições
Saltar uma refeição sem alterar os hábitos alimentares não serve de muito. A eliminação não tem tempo de se fazer, e o pouco peso perdido é automaticamente retomado na refeição seguinte.
Obesidade inata e obesidade adquirida
A obesidade pode ser inata - família obesa (raro), ou adquirida, que é a mais vulgar.
A nossa sociedade favorece as relações alimentos = satisfação; alimentos = recompensa; alimentos = felicidade; alimentos = saúde. Este tipo de fenômeno observa-se desde a mais tenra infância: a guloseima-recompensa oferecida à criança de forma sistemática é o primeiro passo que predispõe a uma obesidade futura e à dependência do açúcar.
Mude os seus hábitos
O problema que tem de ser resolvido é o da sensação de fome que sentimos quando se aproxima a hora das refeições. A fome é teoricamente uma campainha de alarme que nos avisa que o nosso corpo está a exigir que as reservas gastas sejam reconstituídas. Mas esta definição é teórica porque a fome que sentimos não tem estritamente nada a ver com as
nossas necessidades reais. Ela é apenas desencadeada pelos nossos hábitos alimentares.
O refúgio, o reconforto e a segurança que procuramos nos alimentos é um processo idêntico ao que se pode encontrar no tabaco, no álcool ou na droga. O processo é semelhante, só muda o suporte de dependência.
Para emagrecer só deve contar consigo
A tomada de consciência é, portanto, a primeira coisa que podemos fazer e que nos pode conduzir a alterar progressivamente os erros que datam, por vezes, de vários anos.
481

Obesidade


Mas voltemos à nossa agenda: deve consultá-la frequentemente para tomar notas. Para se motivar, peça que lhe tirem uma fotografia de frente, de perfil e em fato de banho. Observe estas fotografias e imagine a sua
futura transformação, a silhueta que terá com alguns quilos a menos.
Depois, quando tiver começado a transformar os seus hábitos alimentares, olhe para essas fotografias, compare e anime-se.
Saiba que todos os programas de emagrecimento são tão eficazes como
decepcionantes. Por paradoxal que possa parecer, o êxito ou a derrota só dependem de si.
Ver também Prisão de ventre (p. 522), Colesterol (p. 321), Diabetes (p. 361), Nervosismo (p. 474), Tabagismo (p. 572).
@
Infu
u#o Erw-cidroIra - Espinheiro-alvar - Verbena - Camomíl27
2 pitadas de cada planta para

1 litro de água. Ferver durante

1 minuto e deixar em infusão durante 15 minutos.
Se estiver ansioso(a) ou nervoso(a)
- Tomar 4 ou 5 chávenas por dia.
óleos
essenci
oÁs
Tíntura de Lavanda
2 gotas, 2 ou 3 vezes ao dia.
Nos casos mais severos, se não conseguir deixar de comer aquilo
de que gosta
o ,woi
ws * Sabugueiro - Cavalinha Fucus VOS/CU/Osas
2 drageias de cada, 1 vez ao dia. Alternadamente, dia sim dia não, com:
Vínha Vírgem - Bétul.7 OrtOS1f017

2 drageias por dia.


OU IMUS#O SabUgUeIrO + Ca Val11717a + Bétula + OrtosIfon + VInha-

- Vilgem


1 pitada de cada planta para 1
litro de água. Ferver durante 1 minuto e deixar em infusão durante 10 minutos. Tomar 3 a 5 chávenas por dia.
ó~
1 imão
3 gotas, 2 ou 3 vezes ao dia. Alternando, dia sim dia não, com:
Zimbro

2 gotas, 3 vezes ao dia. E também:


Uva-oa-américa

O pó da raiz, em infusão ou tintura-mãe.


482

Obesidade
- 2 pitadas de pó de raiz para 1
chávena de água. Ferver durante 2 minutos e deixar em infusão durante 10 minutos.
80/71,05*
* Banhos quentes com uma mistura de algas marinhas (que se podem comprar prontas a usar nas lojas de dietética ou nas farmácias) 3 vezes por semana, seguidos de um duche fresco e de uma fricção vigorosa.
Lé~gen7 *

* Com uma infusão de camornila,


de preferência de manhã.

* 10 cabeças de camomila para


meio litro de água. Ferver e deixar em infusão durante 15 minutos.

* Fazer a lavagem com uma “pêra”


e conservar durante 20 minutos.
0017hos de 055017t0 *
* Devem ser tomados mornos com
massagem do baixo-ventre.
SO/7/705 dO V0~ *
2 vezes por semana, seguidos de um duche fresco e de uma fricção vigorosa. @9 MIMUI*O de NOPN170
Morno (aproximadamente 250 C), conservar durante 1 a 2 horas, se for suportável.

2 ou 3 vezes por semana.


Duchos e vfusies *
Devem ser diários, das coxas e do baixo-ventre.
AIAMO1M00o *
- Como complemento alimentar: óleo de onagra (em cápsulas): 4
a 6 por dia, durante 1 mês. Repetir de 3 em 3 meses.

* Evitar: sal e açúcar, pastelaria,


bebidas doces, maionese, enchidos, pratos com molhos, charcutaria, gorduras animais.

* Diminuir o consumo de manteiga, compotas, carnes gordas, porco (incluindo o presunto), aves, pato, peru, salsichas, rins, salmão, arenques, sardinhas em óleo, queijos, farináceos, legumes secos, pratos apurados, fritos, produtos lácteos, etc.

* Alimentos privilegiados: todos


os frutos frescos: toranjas, ananás, laranjas, limões, maçãs, peras, pêssegos, framboesas, groselhas, cerejas, e também couve, chucrute (sem os acompanhamentos), batatas cozidas, tomates, beterrabas, espinafres, espargos, cenouras, alhos-porros, etc.

* O chá, l'YÚnanI’ de China favorece a eliminação das gorduras.


JOJUJ77
Se praticado 1 ou 2 dias por semana, é desintoxicante. Beber bastante água (Mont Rouscous ou Volvic)
483

Odores
OS CONSELHOS 00 PROF ÁRILZ
Antes de mais abstenha-se de bebidas espirituosas: vinhos, cervejas, álcool, licores, bem como de manteiga, gorduras, toucinho, ó o, carnes gordas, natas, alimentos farináceos, açúcar, sal pastelarias.
CONSELHOS
Exercícios risicos diários. Fazer, conforme os gostos: passeios,footing, bicicleta, natação, etc. Automassagem depois dos banhos.
Odores
P
ara os maus odores libertados pela transpiração corporal, das axilas, dos pés, etc., mantenha uma higiene corporal conveniente. Vigie especialmente a sua alimentação: evite as charcutarias, os excessos de sal e de açúcar, etc.
Ver eventualmente Aftas (p. 198), Boca (p. 261), Dentes (p. 356).
Aplique o desodorizante seguinte: * 50 ci de álcool ao qual se acrescentam 50 gotas de essência de IIrnÁo, 10 gotas de patchuli, 10 gotas de sãndalo. Misturar com água em partes iguais. * Em loção ou vaporização, 1 vez ao dia.
ÁRN17h05 £0 OSSOMO *
Diários, frios, ou banhos de assento com fricções.
ÁRRI71;05 dO VZ~r
2 ou 3 vezes por semana.
‘è':ó
Afusões diárias dos braços e das pernas, alternadamente, dia sim dia não. Afusão fulgurante.
484

Olhos (inflamação) - Oftalmia


Olhos (inflamação) - Oftalmia
C
aracteriza-se por vermelhidão, tumescências e, de manhã ao acordar, pelas pálpebras coladas, secreção de lágrimas, uma sensibilidade ex- cessiva à luz e vermelhidão do globo ocular.
Vigilância médica indispensável, em particular nas oftalmias purulentas.
Para a aplicação de diversas formas de tratamento, ver Conjuntivite (p. 333).
Recoltas fitotolwpâutlcos
Algumas plantas podem ser utilizadas como colírio:
cainom11.7 Bi-edo - Trevo-coroa-de-rei.

- MaIV.7 - QU&lidól71.7


* 10 g de 1 das plantas para meio
litro de água. Ferver durante

1 minuto e deixar em infusão durante 10 minutos. * Colocar 2 ou 3 gotas, 3 ou 4 vezes ao dia.


CONSELHOS GERAIS DO PROF. BILZ
Para os doentes dos olhos, uma alimentação não excitante, cuidados rigorosos com a pele, fricções diárias, banhos, afusões, etc., são úteis. Para conservar uma boa visão e melhorá-la, devem praticar-se lavagens de olhos todos os dias, de manhã e à noite. Fazem-se unicamente com água e devem durar de 1 a 2 minutos. * 3 a 5 banhos de 200C para os pr»bitas. * Para os míop«: 25OC.
Estes banhos devem ser seguidos de um repouso de 5 a 10 minutos, com os olhos fechados. Evitar a exaustã o física e intelectual, as luzes insuficientes ou demasiado fortes, a passagem brusca da obscuridade para a luz. Andar frequentemente ao ar livre: nas planícies verdejantes, nos bosques, etc. Massagem no pescoço, na nuca, nos ombros e nas têmporas.
485

Osteoporose


Osteoporose
v r Descalcificação - Desmineralização (p. 360).
Os riscos para a mulher e para o homem
São inegáveis os riscos de fracturas na mulher, na menopausa, devidas à osteoporose. Considera-se geralmente que 1 mulher em 4 pode ser
afectada de descalcificação associada às alterações hormonais.
A medicina alopática propõe exames da densidade óssea de modo a determinar as eventuais perdas ósseas e a avaliar os riscos de fracturas. As medidas terapêuticas propostas comportam estrogéneos e, por vezes, progestativos bem como o consumo de cálcio, etc.
Mas esta terapia hormonal não está isenta de inconvenientes. Certos investigadores pensam que poderia mesmo favorecer o aparecimento de
certos cancros.
Considera-se geralmente que a osteoporose é acentuada por diversos factores: o álcool, o tabaco, a ausência de actividades físicas. Além disso, o consumo de certas substâncias medicamentosas tais como a cortisona, as hormonas tiroidianas, etc., favorecem também a sua ocorrência. O factor genético pode também influenciar esta patologia.
A osteoporose atinge principalmente as mulheres, mas os homens também podem ser atingidos, particularmente os diabéticos e os doentes com insuficiência renal.
Ela é também responsável, independentemente das fracturas frequentes, por uma compressão vertebral.
Questionar os efeitos dos produtos lácteos
Os partidários das medicinas alternativas questionam, cada vez mais, os produtos lácteos como meio preventivo da osteoporose: apesar do consumo importante deste tipo de produtos e subprodutos, esta patologia não está de modo algum em regressão.
Os comentários do Prof Kervran sobre este assunto são edificantes. Ele considera que a perda de silício é responsável pela desmineralização
486

Osteoporose


e que o tratamento da artrose deve associar o magnésio sob a forma de cloreto ou de carbonato, de silício e de carbonato de potássio. Para o
Prof. Kervran, estes produtos são susceptíveis de fazer regredir a osteoporose.
Terapêuticas de acompanhamento
- A osteopatia, a quiroprática, a acupunctura, a mesoterapia, a
electroterapia (de Võll), a moraterapia.

- A estimulação eléctrica tem, muitas vezes, resultados interessantes


no aspecto de atenuar e suprimir as dores.

- A homeopatia utiliza em particular: Acte racemosa, Bryona,


Camomilla, Hypericum, Thuya, Sepium, em diluições que variam de

5 a 15 CH.


DIw9010.9 * Cássís - cavalín17.1 - Urtiga

- Raínha-dos-prados


2 drageias de cada por dia, por períodos de 3 semanas. Fazer várias vezes ao ano.
OU IMUSfO * Cássis + Cávalínha + Urtiga @@ * Raínha-dos-prados
1 pitada de cada planta para 1 chávena de água. Ferver durante 2 minutos e deixar em infusão durante 10 minutos. Tomar 2 ou 3 chávenas por dia, antes das refeições.
ó10OS OSSOMARIS
Bétula
1 gota, 1 a 3 vezes ao dia.
O u -.
1 ímão
2 gotas, 2 vezes ao dia. @@3 ÁRIMIOS *
Banhos quentes com uma mistura de algas (Fucus vesiculosus), de cavalinha e de urtiga, seguidos de fricções frescas. * 20 g de cada planta para 2 litros de água. Ferver durante 5 minutos e deixar em infusão durante

20 minutos. Filtrar e acrescentar à água do banho.


08/717OS de OSSOIMO
* Banhos de assento frios. * 2 ou 3 por semana.
88/7/705 £f0 V8POr *
1 ou 2 por semana, seguidos de loções frescas.


487

Osteoporose
DUCI1OS O.Ofusão.9 *
Frescas das pernas e das costas, várias vezes por semana. [@1 A.TIm.I~1.7 Ch117050
raiZ o& CffithUla OffiCinalíS
Decocção de 10 g por litro de água. Deixar repousar meia hora. Tomar 2 chávenas por dia durante 1 mês. Repetir várias vezes.
ROCOM95 lf fitoffimpêutICOS
Bambu-ce-labas171r
- O extracto de bambu, comercializado sob o nome de bambullex, foi elaborado na Alemanha pelo Prof. Hauschka. Ele age a vários níveis graças à sua composição: harpagófito, cássis e bambu-de-tabashir. Este produto existe nas farmácias e nas lojas de dietética especializadas.
As outras plantas:
Urtiga Luzerna sementes de Abóbora, Consoldamaior Alecrim Salva
10 g de uma das plantas para 1 litro de água. Ferver durante 2 minutos e deixar em infusão durante 10 minutos. Tomar 3 ou 4 chávenas por dia.
GOMOtOMPI-O Aiw127-verme117.7, Fruto da SI/V.7 Sequ01.7 cassis
Esta preparação é feita em farmácia. Toma-se, à razão de 30 gotas por dia, num pouco de água, durante 3 semanas. Repetir 4 ou 5 vezes por ano.
AllInOIMOÇAO
É um factor essencial:

* Evitar: doces, pastelaria, álcool,


produtos refinados, charcutaria, gorduras animais, manteiga cozinhada, fritos, pratos com molhos, chá, café, chocolate, vinho (pode ser tomado em doses moderadas), cerveja.

* Alimentos privilegiados: cássis,


salsa, dente-de-leão, saladas verdes (ricas em magnésio), couve, cenouras, aipos, cereais integrais, trigo, arroz, alperces, castanhas, fruta fresca e seca, maçãs, peras, óleo de sementes de abóbora.
488

Otalgia
RECEIM REMINERALIZANAE


Esta receita é citada por inúmeros autores. Tem principalmente uma
acção remineralizante e prepara-se da seguinte maneira:

- Arranje uma casca de ovo, de preferência biológico. Depois de lhe


retirar as aderências do interior, reduza-a a pó, esprema 2 limões e deixe toda a noite a casca moída dentro do sumo de limão: esta dissolve-se.

- Tomar 2 colheres, de sopa, por dia, se possível em jejum ou antes


das refeições, durante 8 dias. Pare durante 4 dias e recomece. Pode fazer-se a mesma preparação utilizando vinagre de cidra: o
tempo de dissolução e a posologia são idênticos.
CONSELHOS
- Não desleixar: a actividade física que deve ser praticada de forma
contínua; os seus efeitos para combater e atrasar o aparecimento da osteop(,rose são inegáveis. -Andar de pé s descalços na erva húmida.

- Relaxamento (ver p. 139).


Otalgia
D ores no ouvido, que podem ocorrer sem inflamação e ser um sintoma
de diversas afecções: reumatismos, gota, doenças nervosas, resfriamentos.
Aplicar os tratamentos para a Papeira (p. 495).
489

Otite
3 RECEMAS Ü7 EIS


A parietãrla em decocção em azeite: 30 g de planta para 200 ml de azeite (’15 de litro). Deixar macerar durante cerca de 10 dias. Filtrar e deitar algumas gotas amornadas no ouvido, 2 ou 3 vezes ao dia; ou em óleo de amêndoas-doces e em instilação no ouvido: alivia a dor. As folhas de nogueira fervidas em vinagre, aplicadas no ouvido ou atrás da orelha produzem um alívio rápido (segundo Chornel):

40 g de folhas para meio litro de água. Ferver durante 20 minutos (reduzir a 113 aproximadamente) e acrescentar o equivalente em vinagre de boa qualidade. Aplicar em compressas, 2 ou 3 vezes ao dia.


Otite
1
nflamação do ouvido externo, médio ou interno, a otite ataca as partes cartilaginosas ou ósseas e, muitas vezes, também as membranas do tímpano. É acompanhada de dores fortes, de vómitos, de febre, etc.
Vigilância médica indispensável.
MA7AMEN7OS DO PR. SIÁLZ
- Compressas húmidas e mornas (22 a 250C), que devem ser mudadas quando aquecem e renovadas até diminuir a inflamação.

- Loções frequentes na região do ouvido, banho morno das orelhas. -À noite: malIlot húmido e morno, nas pernas e nos pés.

- Lavagens da boca.
490

Ouvidos - Surdez


-Aspiração de água quente pelo nariz.

- Lavagens diárias.

- Em caso de febre: banhos mornos (30OC), esfregando vigorosamente a pele.
RSCEM Ür111
-óleo essencial de oucalipto diluído em óleo de améndoas-docos (5 gotas de óleo essencial para 50 gotas de óleo de amêndoas-doces), por instilação no ouvido, várias vezes ao dia.
Ouvidos - Surdez
r também Zumbidos nos ouvidos (p. 611).
Rece~ fitotempêuticos
A água que escorre das extremidades dos ramos de freixo, queimados, é boa para curar a surdez. Deitar algumas gotas no ouvido ou num algodão que se coloca no ouvido. A casca de freixo em decocção teria as mesmas virtudes (Lobel, citado por Chomel): 20 g de casca para 1 litro de água. Ferver durante 15 minutos e deixar em infusão durante 20 minutos.

1   ...   28   29   30   31   32   33   34   35   ...   44


Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©atelim.com 2016
rəhbərliyinə müraciət