Ana səhifə

A cura pela natureza


Yüklə 2.11 Mb.
səhifə25/44
tarix27.06.2016
ölçüsü2.11 Mb.
1   ...   21   22   23   24   25   26   27   28   ...   44
Os choques emocionais ou afectivos repetem-se ao longo da vida. Têm sempre uma repercussão sobre a saú de física e, como acontece frequentemente, podem acarretar alterações de ordem fisiológica.
Por conseguinte, um indivíduo “stressado”, com medo, em pânico ou
colérico mobiliza as glândulas supra-renais que segregam um excesso de adrenalina, libertam glicogénio no fígado que o descarrega no sangue sob a forma de glicose de modo a poder fazer face a esta situação e reagir. Para satisfazer estes gastos energéticos mobilizamos ácidos gordos e colesterol. É uma reacção de autodefesa natural face a um eventual perigo. Este processo é acompanhado de um aumento do caudal sanguíneo e do ritmo cardíaco.
Em condições normais de vida estas sobrecargas são canalizadas e não ocorrem danos. Volta tudo rapidamente à normalidade, e tornamos a acertar os nossos relógios biológicos pela hora da Vida. Mas a maioria das pessoas tem uma existência artificial e muito distante da dos nossos antepassados “primitivos”, que sabiam gerir as situações perigosas ou “stressantes”.
Não é possível evitar estas situações pois elas são quase sempre independentes da nossa vontade. É necessário, por isso, reaprender a enfrentá-las.
357

Depressão nervosa


,olwffei des * LLL@j Eleillei-0C0C0
* Tomar 4 drageias por dia, durante 1 mês. Repetir no início da Primavera e do Outono.
Erva-cIdreIr.7 - Erva-moleli-ínha - A1&cr1@n - Válorlan.7
* 1 ou 2 drageias de cada, 1 ou 2 vezes ao dia.
Gélela-re.71
* 3 drageias por dia durante 1 mês. (Repetir 2 ou 3 vezes por ano, se necessário).
ou 117fusio Erva-cIdreIri + Erva-moleIrínk? “ AlecrIM ‘@- Váler18n8
* 2 pitadas de cada planta para 1 litro de água. Ferver e deixar em infusão durante 15 minutos. * Tomar 3 ou 4 chávenas por dia
817/711OS*
Banhos dos braços. Banhos dos pés, todos os dias. Alternadamente, com uma decocção de.Erva-cídreíra -@- Lavinda + L ouro
2 pitadas de cada planta para 1 litro de água. Aquecer, sem ferver, durante 20 minutos e acrescentar 4 a 5 litros de água muito quente. Estes banhos fazem-se alternadamente 5 minutos para os antebraços, 5 minutos para os pés. Terminam com uma fricção fresca.
88/7/105 Oro assento
*Banhos de assento frios ou

*Banhos de assento com fricções,


todos os dias.

*De preferência, de manhã ao


acordar, na condição de o corpo estar quente.
Áganhos de mpor *
São um excelente meio de eliminação e de descontracção.

3 vezes por semana, seguidos de fricções frescas e vigorosas. (Beber água durante os banhos.)


Afusão completa, quente e de curta duração, seguida de uma fricção fresca e vigorosa em todo o corpo com uma luva de crina ou um pano grosseiro. Depois de alguns dias, estas afusões deverão ser menos quentes e depois frescas. Afusão rectal.
C-MiSO IlúMIdO
Camisa embebida em água quente e espremida, que deve ser conservada no corpo envol358

Depressão nervosa


vida em cobertores. Fazer 2 vezes por semana.
Banhos de or livre e de sol *
Exercícios físicos indispensáveis: andar a pé todos os dias. O cansaço físico é uma terapêutica excelente.
E17dUfficimeIMO
Andar de pés descalços na erva húmida ou dentro de água.
Alimelmição
Sóbria e variada, mas evitar todas as sobrecargas alimentares. Evitar: chá, café, tabaco, especiarias, álcool, vinho, cerveja,
chocolate, doces, pastelaria, charcutaria, salmoura, fritos, manteiga cozinhada, carnes gordas, alimentos gelados ou muito quentes.

- Alimentos privilegiados: levedura de cerveja, germe de trigo, mel, limão, alface, toranjas, laranjas, cereais integrais, arroz, trigo, aveia, todos os legumes verdes, saladas, endívias, frutos frescos e secos: amêndoas, nozes, avelãs, ameixas, alperces, etc.


jejum
Muito aconselhado porque repousa e descontrai.

1 vez por semana, se possível. Cura de fruta fresca.


CONSELLIOS
- Cura de magnésio (20 g para 1 litro de água mineral Volvie, Mont
Roucous): tomar meio copo de manhã em jejum, salvo em casos
de insuficiência renal.

- Vigiar o repouso, evitar as contrariedades, os ruídos, as luzes


fortes e a excitação.
359

Descalcificação - Desmineralização


Descalcificação - Desmineralização
A
descalcificação pode estar ligada ou surgir rio seguirriento de várias doenças: tuberculose, diabetes, carência de fósforo, de magnésio, etc.
01wffoi ‘95 * C.714.7111717a - R.7bal70 SIM9SIrO

- UrIlg.7 - De17te-d&-leão


Fucus wsiculosus - Éntila-CaMPan9 - Ca14a111717a
1 ou 2 drageias de cada, 2 vezes ao dia.
ou 117fusão * C914d&717a + UrtIga -k
DOnte-d0-1&ãO * Ráb3170-SilVOSMO
* 1 pitada de cada planta em meio litro de água. Ferver durante 1 minuto e deixar em infusão 15 minutos. * Tomar 3 ou 4 chávenas por dia.
ó100.9 OSSOMIZIS LIMão
1 ou 3 gotas, 2 ou 3 vezes ao dia.
fia/7/705 *
Banhos completos quentes, com algas marinhas (pode comprar algas marinhas prontas a usar nas lojas de dietética ou em farmácia).
2 por semana, seguidos de um duche fresco e de uma fricção vigorosa.
Banhos de assento
Banhos de assento frios ou Banhos de assento com fricção.

3 vezes por semana.


SaMios de vapor *
Preparar uma decocção de cavalinha: 8 a 10 pitadas para meio litro de água. Ferver durante 10 minutos e acrescentar

5 ou 6 litros de água a ferver. Esta mistura é colocada debaixo de uma banco e deve ser seguida de uma fricçã o fresca.

2 vezes por semana.
DUCI1OS o afusies *
Das coxas e dos braços, 2 vezes por semana. Fulgurante, 2 vezes por semana.
360

Diabetes e hipoglicemia


Banhos de ar livro e de sol
Aconselhados quando estiver bom tempo.
AI1M017ffição
A alimentação tem um papel preponclerante: a sobrealimentaçâo, o leite e os queijos não preenchem obrigatoriamente as necessidades em cálcio do organismo (apesar de o leite de vaca conter 4 vezes mais cálcio do que o leite materno). É preciso favorecer o consumo de cálcio assimilável através do consumo de tósforo, magnésio, silício, etc.
Evitar: álcool, vinho, cerveja, tabaco, óleos refinados, pão branco. Alimentos privilegiados: cereais integrais, pão integral, aveia, tapioca, agrião, feijão-verde, couve-flor, chucrute, cenouras, alcachofras, salsa, cerefólio, cebolas, laranjas, limões, toranjas, morangos, germe de trigo, azeite, óleo de girassol (1.1 pressão a frio), frutos secos (amêndoas, nozes, avelãs), etc.
JejUI17
É aconselhado, se possível 1 vez por semana.

1 dia de frutos frescos e secos. Cura de fruta: uvas, alperces.


Diabetes e hipoglicemia
V
igilância médica indispensável. Para os conselhos gerais, ver Alergias (doenças ambientais), p. 207, Alimentaçã o - açúcar, p. 121.
A taxa normal de glicose no sangue situa-se entre O,90 e 1,10 g por litro. Acima destes números considera-se que existe hiperglicernia, e podem surgir vários sintomas: sede, fome, emissões frequentes de urina, vertigens, impotência, doenças da pele, perturbações do apetite, cansaço, doenças cardiovascu lares, etc. A obesidade também constitui, com a idade, uma factor de agravamento.
Manifestani-se frequentemente várias perturbações, directamente ligadas aos nossos hábitos alimentares, muito depois da ingestão da substância responsável, o que dificulta a identificação exacta das causas destas
361

Diabetes e hipoglicemia


perturbações. Mais do que qualquer outra patologia, a desregulação da glicemia está na origem, directa ou indirectamente, de uma parte importante das doenças que existem actualmente. A arteriosclerose, as afecções card iovascu lares, a diabetes, todas estas perturbações do metabolismo estão directamente ligadas aos nossos hábitos alimentares.
A diabetes é uma desregulação da glicernia. Antes do século xix esta doença era ainda mal conhecida e mal repertoriada porque a sua manifestação era muito mais rara do que nos nossos dias.
Quais serão os factores que fazem com que se assista actualmente a uma tal epidemía que acarreta severas complicações?
Em primeiro lugar é útil relembrar alguns números: de acordo com as
fontes consultadas, o consumo de açúcar, que já tinha aumentado em relação ao século anterior, era em 1820 da ordem de 3 kg por ano e por pessoa; em 1990 o consumo médio de um americano era de 75 a 90 kg. Observa-se aqui uma alteração de hábitos que faz a fortuna das empresas de açúcar e dos laboratórios farmacêuticos, mas que, simultaneamente, arruína a saúde dos consumidores.
Por outro lado, a diabetes é frequentemente precedida por hipoglicemia (insuficiência de glicose no sangue), que constitui um factor de cansaço, de enxaquecas, etc. Esta reacção orgânica decorre do esforço exercido pelo organismo para tentar livrar-se do excesso de açúcar, libertando a
insulina. A insulina é uma hormona segregada pelo pâncreas e que fornece a glicose às células, armazenada sob a forma de triglicéridos. Quando a
alimentação é normal (e preenche as necessidades do organismo), esta operação decorre normalmente e a insulina preenche a sua função.
O açúcar e os alimentos refinados
O problema torna-se crucial quando se ingere demasiado acúçar e
alimentos refinados, que se transformam em glicose. A reacção orgânica toma-se anárquica, e o corpo produz demasiada insulina. O excedente faz baixar a glicemia para um nível inferior ao aceitável, e por conseguinte o nível de glicose no sangue baixa e manifestam-se os sintomas de can362

Diabetes e hipoglicemia


saço e uma maior procura de produtos doces por parte do organismo. É o
início da engrenagem e a progressão do desequilíbrio, pois a única solução que se apresenta para evitar as perturbações é o consumo de açúcar.
Esta constatação é o resultado de um consumo de açúcar e de produtos refinados, marcas de qualidade e de pureza veiculadas pela nossa sociedade. Com efeito, que haverá de mais puro do que a brancura imaculada mais branca do que branca? A brancura é sempre sinónimo de limpeza, por conseguinte é suposto ser protectora. O branco está na moda: refina~ -se tudo, desde a farinha até ao arroz, e desde o pão até ao sal.
As relações entre os alimentos e a saúde consideradas por Hipócrates e por todos os seus sucessores como sendo fundamentais têm pouco eco
actualmente entre os nossos médicos. (São efectivamente raros aqueles que dão conselhos alimentares.)
As perturbações da nutrição podem ser facilmente avaliadas se repararmos que os povos que não consomem açúcar ou alimentos refinados só raramente contraem doenças cardíacas e diabetes. Foi o caso dos Islandeses até aos anos 20, dos lemenitas, dos Japoneses, de certas populações da ex-URSS, os Abkhazes.
Curiosamente verificamos que a modificação dos hábitos alimentares dá origem a perturbações, por vezes, só passados 20 ou 30 anos. O que significa que os povos protegidos pela sua alimentação tradicional deixam de o ser quando abandonam os seus hábitos ancestrais. É o caso dos japoneses imigrantes nos Estados Unidos da América. Estes têm os mesmos problemas que os outros americanos quando se alimentam como eles. A sua altura aumentou, passando de 1,60 m (altura média dos Japoneses do início do século) para 1,80 m actualmente, comparável à altura dos outros americanos. As suas defesas imunitárias baixaram, em grande parte em
razão do consumo de açúcar, de alimentos refinados e de produtos lácteos.
Realizaram-se inúmeras experiências sobre a glicemia, particularmente por Cohen, que, em 1972, publicou um artigo numa revista especializada sobre o papel dos factores genéticos e alimentares na diabetes. Este cientista demonstrou que era possível alterar o património genético dos ratos através da alimentação. Todos estes trabalhos foram confirmados por outras equipas de investigadores, especialmente por Laube e Pfeiffer. Estes também realçaram o papel dos hidratos de carbono refinados (farinhas brancas, arroz descascado, etc.) neste tipo de patologias, que, em
363

Diabetes e hipoglicernia


resultado da refinação, são privados dos nutrientes essenciais e tornam-se inassimiláveis.
Os tratamentos tradicionais
Nas perturbações da nutrição que gerarri este tipo de patologias (supostamente incuráveis), é possível obter, através de uma alteração alimentar bem conduzida, resultados interessantes.
* Para o Prof. Bilz, esta doença só aparece rio seguimento de um estilo
de vida específico: abusos alirrientares, consurno de bebidas alcoólicas e, obviamente, abuso de doces.

O essencial do seu tratamento consistia numa alteração dos hábitos alimentares, na prática de exercícios físicos, bem como na aplicação de banhos de vapor e massagens.

* Para o padre Kneipp, a diabetes é simplesmente uma grave doença
digestiva. Não é possível curá-la com tratamentos de rotina, e é necessário proceder individualmente. Ele preconizava uma alimentação simples e variada, semicúpios frios e curtos, banhos de vapor e banhos de assento. Aconselhava também decocções de tormentilha (à razão de 2 ou 3 chávenas por dia).
ó1005 OSSO17CIOIS * ZíMbro - Eucalípío - CeboIa - Gerânio
2 gotas alternadamente, 2 ou 3 vezes ao dia.
B.61717os de OSSOIMO *
- Todos os dias.
EO/7h05 dO &WpOr *
- 2 ou 3 vezes por semana, seguidos de uma loção fresca e de fricções vigorosas.
ou
Receito moli,45tico
Foffias de noguelia + foffias de MIrtilo + foffias de Urilga + folhas de Amoreir,7 -@- erva de AgrIpalma * erva de Morangos-silvastros + vagens de Febfão * erva de Galeça
ErV.7 ale Galkga + bagas de Zímbro + erva a’& Pé-de-leão + t7ores de TílIa + erva de Morangos-sílvestres + fOffiaS de UVa-UrSI@7a + foffias de MIrtIlo + foffias de Vísco + Erva-de-São-pão + Cenlaurea grande
364

Diabetes e hipoglicemia


Em infusão: misturar em partes iguais todas as plantas. 1 colher, de sopa, desta mistura para 1 copo de água a ferver. Deixar em infusão durante 5 minutos. Tomar 2 copos por dia, entre as refeições.
Afusio
Fresca, das costas e das coxas,

2 ou 3 vezes por semana.


câmiso húmid.9
Aconselhada.
ReceIMS rItoter.10utic-es
PIOMOS 817W~05
* Decocgão em 1 litro de água de
10 9 de raiz de bardana, 30 g de suco de urtiga, 30 9 de cevada, misturadas com sumo de limão e de agrião (20 g de cada).

* Tomar 2 ou 3 chávenas por dia.


Abacate

* Mencionamos este fruto porque


é um alimento ideal para os diabéticos. Contém poucos glícidos e tem uma grande percentagem de vitaminas e de proteínas.
AÚ-ela-mirtílo

* Mergulhar as folhas de airela-mirtilo em água morna e deixar repousar durante 24 horas. Filtrar.


Beber um copo pequeno por dia. Segundo Jules Offner, as folhas de airela-mirtilo são utilizadas com êxito contra a diabetes, bem como o gerânio, erva-de-são-roberto, Geranium robertl;gnul-n (também utilizado para a cicatrização de feridas).
Alcac17ofra
A decocção das folhas é hipogiicerniante, portanto aconselhada aos diabéticos. Tomar meio copo 2 vezes ao dia, antes das principais refeições.
Esp117176-1r0 @S11V.7) Um punhado de planta fresca para 1 litro de água. Na medicina popular grega utiliza-se a decocção das extremidades tenras, à razão de um copo por dia, em jejum.
Gal--9.7

20 g de planta para 1 litro de água. Tomar 1 a 3 chávenas por dia. Esta planta forrageira estimula os animais. É também fortemente hipoglicemiante e faz baixar a taxa de açúcar no sangue.


Noguelra Fazer uma decocção: 10 a 15 g de folhas para 1 litro de água. Tomar 2 ou 3 chávenas por dia.
011velra

10 a 15 g de folhas para 1 litro de água. Tomar 2 ou 3 chávenas por dia.
365

Diarreias
* As folhas de oliveira têm propriedades hipoglicemiantes.
7remoço

* 10 g de planta para 1 litro de


água.

* Tomar 2 chávenas por dia.

* A infusão é hipoglicemiante (pela
acção da lupanina). Pode-se também fazer café com as suas sementes.
Tupi@7ambo

* Beber a água da cozedura à


razão de 1 ou 2 chávenas por dia.

* Os tubérculos, muito ricos em


insulina, são hipoglicemiantes.
Também:
EUCalipto ZIMbro S-7/14.7

01114e1;la, Ce17OUrZ7, COUVe, Espargos


E:
Cloreto de magnésio, zinco, selénio, vitaminas.
Alimenfi?ção
* Deve ser sóbria e variada. Evitar
todos os excessos alimentares.

* Evitar: álcool, cerveja, vinho,


aperitivos, chá, café, chocolate, especiarias, sal, todos os doces, pastelaria, manteiga cozinhada, carnes gordas, fritos, enchidos, charcutaria, alimentos refinados, pratos com molhos, óleos refinados e, de uma forma geral, todo o tipo de alimentos industriais.

* Alimentos privilegiados: óleos


virgens de primeira pressão, especialmente o azeite, mas também alho, cebola, saladas verdes, espargos, pepino, espinafres, alcachofras, couve (crua), dente-de-leão, agrião, frutos frescos, mirtilo, groselha, amora, nozes, avelãs, levedura de cerveja, etc.
Diarreias
2
0% a 30% da população sofre, a vários títulos, de problemas digestivos: prisão de ventre, diarreia, inchaços. Todas estas perturbações podem ter origens muito diversas (alimentares, parasitárias, stress ou abuso de certas substâncias medicamentosas) e serem passageiras ou crónicas.


Poucas pessoas afectadas com este tipo de patologia consultam o médico, já que a alteração do tipo de alimentação tem, na maioria das vezes, resultados apreciáveis.
366

Diarreias
Receitas fitolelaPêutic-es
Alfarroba
* As sementes são esmagadas e
reduzidas a farinha.

* Utilizam-se salpicadas nos alimentos, tal como as especiarias (o equivalente a meia colher de café).


Cássis
* Beber o sumo extraído das bagas (sem açúcar).

* 3 copos por dia,


Carvaffio-comum
* Tisana ou pó da casca, 1 g, 5
vezes ao dia.
Ca valinha
* Infusão de 20 g de planta para 1
litro de água a ferver.

* Tomar 1 ou 2 chávenas por dia,


antes das refeições.
Cíl70glOSSO-oficínal

* Infusão de 10 9 de ramos


migados para 1 litro de água a ferver. Deixar repousar 15 minutos.

* Beber 2 chávenas por dia.


Erv.9-benta-w-num
* Infusão de 10 g de raiz para 1
litro de água fria. Ferver e deixar repousar 10 minutos.

* Beber 3 chávenas por dia.


Espính&iro (sílva)
Tisana das folhas: 20 g para 1 litro de água a ferver. Tomar 3 chávenas por dia.
Hortelã-p~nta
Utiliza-se como para a falta de apetite: infusão de 15 g para 1 litro de água a ferver. Tomar 2 ou 3 chávenas por dia, no final das refeições.
“irNOS secos
Um centena de mirtilos secos, previamente demolhados.

Mor.7ngueiro
Infusão de 15 g para 1 litro de água a ferver. Tomar 2 chávenas por dia. É antidiarreico. Atribuía-se-lhe uma acção protectora contra a lepra, os humores e a fecundidade das mulheres. As folhas servem para preparar uma tisana que acalma a tosse dos fumadores.
NOSPOreíra
Infusão da casca: 10 g para 1 litro de água a ferver. Tomar 2 chávenas por dia.
Pé-de-leão-COMUM e Pé-de-leão-dos,71POS
10 g de folhas para 1 litro de água fria. Ferver 2 minutos.

O pé-de-leão-dos-alpes foi utilizado no século xvii pelo médico italiano Allioni.


367

Disenteria
Po te17 P717a - ans &rIna
Decocção: 10 g para 1 litro de água fria. Ferver durante 10 minutos e deixar repousar. Tomar 2 chávenas por dia.
P0101711117a-r.7SIel,71710
Decocção de 20 g de planta para

1 litro de água.


Tomar 2 chávenas por dia.
SOMPr&-nolva
1 g de raiz seca e reduzida a pó,

3 vezes ao dia (com um pouco de água). As folhas tenras podem ser consumidas em saladas. É uma das plantas várias vezes citadas por Alberto, o Grande. Está também representada no célebre quadro de Roger van der WeycIen, no qual a Virgem está rodeada por quatro santos, entre os quais dois são médicos, Côme e Damião.


Tormentilha, GerânIo @èi-v.7-de-são-roberto)

* Utilizar como para a boca (p. 261): 10 g em 1 litro de água


fria. Ferver e deixar em infusão durante 10 minutos.

* As folhas frescas podem ser


mastigadas.
Tom1117o erva-ursa e Orégão-

- Villgar

* Utilizar como para as anginas (p. 233): infusão de 15 g de planta em 1 litro de água a ferver.

* A sua acção pode ser reforçada


com t~11ho, camomila e salva.
UlmeírO
* Infusão da casca: 10 9 para 1
litro de água a ferver.

* Tomar 2 chávenas por dia.


Disenteria
ntigamente utilizava-se unia decocção de casca de castanheiro, que é muito rica em taninos.
CI9SC3 de Cas117nhoh-0
- Em decocção: 20 g de casca
368
para 1 litro de água. Ferver durante 20 minutos e deixar repousar 30 minutos.

- Tomar meia chávena, 2 ou 3 vezes ao dia.

Dores e nevralgias
Dores e nevralgias
ReCeAt.95 Jr]:] rItotelopêutic-75
A Có17i10
Planta utilizada para as dores nevráigicas, especialmente as do trigémeo e para as perturbações respiratórias, ATENÇA01 Esta planta é muito tõxica. Em cortas doses pode até ser mortalill No século xvii observaram-se casos de pastores mortos depois de terem adormecido perto do acónito (no seguimento da inalação dos vapores). Esta planta deve ser prescrita por um especialista. Pertence à categoria das plantas “mágicas”, pois dizia-se que as bruxas preparavam uma pomada de acónito para friccionar o corpo antes de levantarem voo nas suas vassouras. A cíência tenta explicar esta crença pela acção anestesiante do acónito nas terminações nervosas. É por conseguinte possível que, ao perderem a sua sensibilidade, “as bruxas” tivessem a impressão de voar.
Alecrim
Tintura-mãe: 40 g de flores para meio litro de álcool a 900. Deixar macerar num frasco ao sol durante 2 semanas. Filtrar.
* Friccionar as partes dolorosas.
AnéM0173
* As anérnonas foram citadas por
Dioscórides. Há 2300 anos o poeta grego Nicandro utilizava-as como antídoto contra os venenos dos animais.
Anémona-pulsát11
* Para as dores uterinas, a anémona pulsátil é eficaz. ATENÇA01 Esta planta é perigosa. Deve ser preparada por especialistas.
A Veia
* Banho: 500 g de palha de aveia
para 3 litros de água. Deixar de molho durante 3 horas, filtrar e acrescentar à água do banho.
Caldo-morto
(utiliza-se também a erva-de-sào-tiago).

* Decocção para dores diversas e


para as perturbações da menstruação.
Erva-d&-são-joão-ofIcli7a1

* 80 g de folhas esmagadas em 1


litro de azeite. Deixar macerar durante 3 semanas ao sol numa garrafa bem fechada. Filtrar.

* Friccionar as partes dolorosas.
369

Dores e nevralgias
Hei@g
As folhas em uso externo são eficazes contra as dores e as úlceras.
L a vaiwla
Tintura-mãe: 40 g de flores para meio litro de álcool a 900. Deixar macerar num frasco ao sol durante 2 semanas. Filtrar. Friccionar as partes dolorosas.
MO1M91701r0
As folhas frescas utilizam-se em cataplasmas.
ATENÇA01 Em uso interno esta planta é t6xica. Não utilizar sem consultar um especialistalil
Salguelro-bianco
Infusão de 20 g de casca esmagada em 1 copo de água. Ferver 5 minutos e deixar em infusão 15 minutos. Tomar 3 chávenas por dia.
Tom1117o-crespo @é1-va-ursa)
Utiliza-se imediatamente em compressas ou em loção. Alivia as dores nevrálgicas e a ciática.
370

* Eczerna


* Edema
* Enfarte do miocárdio

* Enjoo


* Entorpecimentos

* Entorses - Luxações

* Enxaqueca (cefaleia, dores de cabeça)

* Epilepsia

* Erisipela

* Escaldão (golpe de sol)

* Escarlatina

* Esclerose em placas

1   ...   21   22   23   24   25   26   27   28   ...   44


Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©atelim.com 2016
rəhbərliyinə müraciət