Ana səhifə

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus Frederico Westphalen Departamento de Engenharias e Ciência da Computação Algoritmos e Estrutura de Dados I informática I


Yüklə 0.52 Mb.
səhifə4/23
tarix25.06.2016
ölçüsü0.52 Mb.
1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   23

4.3Definição de Variáveis em Algoritmos


Todas as variáveis utilizadas em algoritmos devem ser definidas antes de serem utilizadas. Isto se faz necessário para permitir que o compilador reserve um espaço na memória para as mesmas.

Mesmo que algumas linguagens de programação (como BASIC e FORTRAN) dispensam esta definição, uma vez que o espaço na memória é reservado à medida que novas variáveis são encontradas no decorrer do programa, nos algoritmos usaremos a definição de variáveis por assemelhar-se com as principais linguagens de programação como Pascal e C.

Nos algoritmos, todas as variáveis utilizadas serão definidas no início do mesmo, por meio de um comando de uma das seguintes formas:

VAR <nome_da_variável> : <tipo_da_variável>
ou
VAR <lista_de_variáveis> : <tipo_das_variáveis>


  • a palavra-chave VAR deverá estar presente sempre e será utilizada um única vez na definição de um conjunto de uma ou mais variáveis;

  • numa mesma linha poderão ser definidas uma ou mais variáveis do mesmo tipo; Para tal, deve-se separar os nomes das mesmas por vírgulas;

  • variáveis de tipos diferentes devem ser declaradas em linhas diferentes.

Exemplos de definição de variáveis:

VAR nome: caracter[30]
idade: inteiro
salário: real
tem_filhos: lógico

No exemplo acima foram declaradas quatro variáveis:



  • a variável nome, capaz de armazenar dados caractere de comprimento 35 (35 caracteres);

  • a variável idade, capaz de armazenar um número inteiro;

  • a variável salário, capaz de armazenar um número real;

  • a variável tem_filhos, capaz de armazenar uma informação lógica.

4.4Conceito e Utilidade de Constantes


Têm-se como definição de constante tudo aquilo que é fixo ou estável. Existirão vários momentos em que este conceito deverá estar em uso, quando desenvolvermos programas.

É comum definirmos uma constante no início do programa, e a utilizarmos no decorrer do programa, para facilitar o entendimento, a programação ou então para poupar tempo no caso de ter que alterar o seu valor, de modo que alterando uma única vez a declaração da constante, todos os comandos e expressões que a utilizam são automaticamente atualizados.


4.5Definição de Constantes em Algoritmos


Nos algoritmos, todas as constante utilizadas serão definidas no início do mesmo, por meio de um comando da seguinte forma:

CONST <nome_da_constante> = <valor>

Exemplo de definição de constantes:



CONST pi = 3.14159
nome_da_empresa = “Enxuga Gelo SA”

5.Expressões e operadores

5.1Operadores


Operadores são elementos fundamentais que atuam sobre operandos e produzem um determinado resultado. Por exemplo, a expressão 3 + 2 relaciona dois operandos (os números 3 e 2) por meio do operador (+) que representa a operação de adição.

De acordo com o número de operandos sobre os quais os operadores atuam, os últimos podem ser classificados em:



  • binários, quando atuam sobre dois operandos. Esta operação é chamada diádica. Ex.: os operadores das operações aritméticas básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão).

  • unários, quando atuam sobre um único operando. Esta operação é chamada monádica. Ex.: o sinal de (-) na frente de um número, cuja função é inverter seu sinal.

Outra classificação dos operadores é feita considerando-se o tipo de dado de seus operandos e do valor resultante de sua avaliação. Segundo esta classificação, os operandos dividem-se em aritméticos, lógicos e literais. Esta divisão está diretamente relacionada com o tipo de expressão onde aparecem os operadores.

Um caso especial é o dos operadores relacionais, que permitem comparar pares de operandos de tipos de dados iguais, resultando sempre num valor lógico.


5.1.1Operadores de Atribuição


Um operador de atribuição serve para atribuir um valor a uma variável.

Em Algoritmo usamos o operador de atribuição:

:=

A sintaxe de um comando de atribuição é:



NomedaVariável := expressão

A expressão localizada no lado direito do sinal de igual é avaliada e armazenado o valor resultante na variável à esquerda. O nome da variável aparece sempre sozinho, no lado esquerdo do sinal de igual deste comando.


5.1.2Operadores Aritméticos


Os operadores aritméticos se relacionam às operações aritméticas básicas, conforme a tabela abaixo:

Operador

Tipo

Operação

Prioridade

+

Binário

Adição

4

-

Binário

Subtração

4

*

Binário

Multiplicação

3

/

Binário

Divisão

3

MOD

Binário

Resto da Divisão

3

DIV

Binário

Divisão Inteira

3

**

Binário

Exponenciação

2

+

Unário

Manutenção do Sinal

1

-

Unário

Inversão do Sinal

1

A prioridade entre operadores define a ordem em que os mesmos devem ser avaliados dentro de uma mesma expressão.

5.1.3Operadores Relacionais


Os operadores relacionais são operadores binários que devolvem os valores lógicos verdadeiro e falso.

Operador

Comparação

>

maior que

<

menor que

>=

maior ou igual

<=

menor ou igual

=

igual

<>

diferente

Estes valores são somente usados quando se deseja efetuar comparações. Comparações só podem ser feitas entre objetos de mesma natureza, isto é variáveis do mesmo tipo de dado. O resultado de uma comparação é sempre um valor lógico

Por exemplo, digamos que a variável inteira escolha contenha o valor 7. A primeira das expressões a seguir fornece um valor falso, e a segunda um valor verdadeiro:

escolha <= 5
escolha > 5

Com valores string, os operadores relacionais comparam os valores ASCII dos caracteres correspondentes em cada string. Uma string é dita "menor que" outra se os caracteres correspondentes tiverem os números de códigos ASCII menores. Por exemplo, todas as expressões a seguir são verdadeiras:

“algoritmo” > “ALGORITMO”
“ABC” < “EFG”
“Pascal” < “Pascal compiler”

Observe que as letras minúsculas têm códigos ASCII maiores do que os das letras maiúsculas. Observe também que o comprimento da string se torna o fator determinante na comparação de duas strings, quando os caracteres existentes na string menor são os mesmos que os caracteres correspondentes na string maior. Neste caso, a string maior é dita “maior que” a menor.


5.1.4Operadores Lógicos


Os operadores lógicos ou booleanos são usados para combinar expressões relacionais. Também devolvem como resultado valores lógicos verdadeiro ou falso.

Operador

Tipo

Operação

Prioridade

OU

Binário

Disjunção

3

E

Binário

Conjunção

2

NÃO

Unário

Negação

1

Uma expressão relacional ou lógica retornará falso para o valor lógico falso e verdadeiro para o valor lógico verdade.

Fornecendo dois valores ou expressões lógicas, representadas por expressão1 e expressão2, podemos descrever as quatro operações lógicas a seguir:



expressão1 E expressão2 é verdadeiro somente se ambas, expressão1 e expressão2, forem verdadeiras. Se uma for falsa, ou se ambas forem falsas, a operação E também será falsa.

expressão1 OU expressão2 é verdadeiro se tanto a expressão1 como a expressão2 forem verdadeiras. As operações OU só resultam em valores falsos se ambas, expressão1 e expressão2, forem falsas.

NÃO expressão1 avalia verdadeiro se expressão1 for falsa; de modo contrário, a expressão NÃO resultará em falso, se expressão1 for verdadeira.


5.1.5Operadores Literais


Os operadores que atuam sobre caracteres variam muito de uma linguagem para outra. O operador mais comum e mais usado é o operador que faz a concatenação de strings: toma-se duas strings e acrescenta-se (concatena-se) a segunda ao final da primeira.

O operador que faz esta operação é: +

Por exemplo, a concatenação das strings “ALGO” e “RITMO” é representada por:
“ALGO” + ”RITMO”
e o resultado de sua avaliação é: “ALGORITMO”

1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   23


Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©atelim.com 2016
rəhbərliyinə müraciət