Ana səhifə

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus Frederico Westphalen Departamento de Engenharias e Ciência da Computação Algoritmos e Estrutura de Dados I informática I


Yüklə 0.52 Mb.
səhifə5/23
tarix25.06.2016
ölçüsü0.52 Mb.
1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   23

5.2Expressões


O conceito de expressão em termos computacionais está intimamente ligado ao conceito de expressão ou fórmula matemática, onde um conjunto de variáveis e constantes numéricas relacionam-se por meio de operadores aritméticos compondo uma fórmula que, uma vez avaliada, resulta num valor.

5.2.1Expressões Aritméticas


Expressões aritméticas são aquelas cujo resultado da avaliação é do tipo numérico, seja ele inteiro ou real. Somente o uso de operadores aritméticos, variáveis numéricas e parênteses é permitido em expressões deste tipo

5.2.2Expressões Lógicas


Expressões lógicas são aquelas cujo resultado da avaliação é um valor lógico verdadeiro ou falso.

Nestas expressões são usados os operadores relacionais e os operadores lógicos, podendo ainda serem combinados com expressões aritméticas.

Quando forem combinadas duas ou mais expressões que utilizem operadores relacionais e lógicos, os mesmos devem utilizar os parênteses para indicar a ordem de precedência.

5.2.3Expressões Literais


Expressões literais são aquelas cujo resultado da avaliação é um valor literal (caractere). Neste tipo de expressões só é usado o operador de literais (+).

5.2.4Avaliação de Expressões


Expressões que apresentam apenas um único operador podem ser avaliadas diretamente. No entanto, à medida que as mesmas vão tornando-se mais complexas com o aparecimento de mais de um operando na mesma expressão, é necessária a avaliação da mesma passo a passo, tomando um operador por vez. A seqüência destes passos é definida de acordo com o formato geral da expressão, considerando-se a prioridade (precedência) de avaliação de seus operadores e a existência ou não de parênteses na mesma.

As seguintes regras são essenciais para a correta avaliação de expressões:



  1. Deve-se observar a prioridade dos operadores, conforme mostrado nas tabelas de operadores: operadores de maior prioridade devem ser avaliados primeiro. Se houver empate com relação à precedência, então a avaliação se faz da esquerda para a direita.

  2. Os parênteses usado em expressões tem o poder de “roubar” prioridade dos demais operadores, forçando a avaliação da subexpressão em seu interior.

  3. Entre os quatro grupos de operadores existentes, a saber, aritmético, lógico, literal e relacional, há uma certa prioridade de avaliação: os aritméticos e literais devem ser avaliados primeiro; a seguir, são avaliadas as subexpressões com operadores relacionais e, por último os operadores lógicos são avaliados.

    Exercícios


  1. Dados as variáveis e operações:
    v1 := 32
    v2 := 5 + v1
    v1 := v2 * 2
    Como fazer para segurar e mostrar o valor inicial da variável v1 no final das operações?

  2. Como fazer para passar o valor de uma variável para outra e vice-versa?

  3. Quais as operações necessárias para intercambiar os valores de 3 variáveis a, b e c de modo que a fique com o valor de b; b fique com o valor de c e c fique com o valor de a?

  4. Se x possui o valor 15 e foram executadas as seguintes instruções:
    x := X + 3
    X := X - 6
    X := X / 2
    X := 3 * X
    Qual será o valor armazenado em x?

6.Instruções Primitivas


Como o próprio nome diz, instruções primitivas são os comandos básicos que efetuam tarefas essenciais para a operação dos computadores, como entrada e saída de dados (comunicação com o usuário e com dispositivos periféricos), e movimentação dos mesmos na memória. Estes tipos de instrução estão presentes na absoluta maioria das linguagens de programação.

Antes de passar à descrição das instruções primitiva, é necessária a definição de alguns termos que serão utilizados:



  • dispositivo de entrada é o meio pelo qual as informações (mais especificamente os dados) são transferidos pelo usuário ou pelos níveis secundários de memória ao computador. Os exemplos mais comuns são o teclado, o mouse, leitora ótica, leitora de código de barras, as fitas e discos magnéticos.

  • dispositivo de saída é o meio pelo qual as informações (geralmente os resultados da execução de um programa) são transferidos pelo computador ao usuário ou aos níveis secundários de memória. Os exemplos mais comuns são o monitor de vídeo, impressora, fitas e discos magnéticos.

  • sintaxe é a forma como os comandos devem ser escritos, a fim de que possam ser entendidos pelo tradutor de programas. A violação das regras sintáticas é considerada um erro sujeito à pena do não reconhecimento por parte do tradutor

  • semântica é o significado, ou seja, o conjunto de ações que serão exercidas pelo computador durante a execução do referido comando.

Daqui em diante, todos os comando novos serão apresentados por meio de sua sintaxe e sua semântica, isto é, a forma como devem ser escritos e a(s) ação(ões) que executam.

6.1Comandos de Atribuição


O comando de atribuição ou simplesmente atribuição, é a principal maneira de armazenar uma informação numa variável. Sua sintaxe é:

<nome_da_variável> := <expressão>
Ex: Nome := “Jenoveva”
preco := 15.85
quant := 5
total : preco * quant
imposto := total * 17 / 100

O modo de funcionamento (semântica) de uma atribuição consiste:


1) na avaliação da expressão
2) no armazenamento do valor resultante na variável que aparece à esquerda do comando.

A seguir temos um exemplo de um algoritmo utilizando o comando de atribuição:



Algoritmo exemplo_comando_de_atriuição

Var preço_unit, preço_tot : real

quant : inteiro



Início

preco_unit := 5.0

quant := 10

preço_tot := preço_unit * quant



Fim.


1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   23


Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©atelim.com 2016
rəhbərliyinə müraciət