Ana səhifə

1 Cite quatro fatores que contribuíram para o pioneirismo inglês na Revolução Industrial. (3 linhas)


Yüklə 16.41 Kb.
tarix24.06.2016
ölçüsü16.41 Kb.
Revisão para o TSE
1 – Cite quatro fatores que contribuíram para o pioneirismo inglês na Revolução Industrial. (3 linhas)
2 – Leia o texto abaixo e responda às questões.

“Com o advento da Revolução Industrial e a formação da classe operária nos centros urbanos, a luta pela regulamentação das condições de trabalho teve início no século XIX e se perpetuou durante todo o século XX. Nesse período, é importante destacar dois movimentos chave para o entendimento da ampliação dos direitos de cidadania: a Primeira Revolução Industrial e a organização da classe operária na luta pelo direito de greve, de se reunir em sindicatos e de regulamentar a jornada de trabalho (direitos sociais).”



http://professordesociologia.blogspot.com.br/2011/03/cidadania-moderna.html


  1. Durante esse período, entendemos que a experiência é fundamental para a transformação. Segundo o texto, qual é o momento histórico importante para a ampliação dos direitos de cidadania? Justifique sua resposta. (4 linhas)




  1. Explique o que caracteriza a “Revolução Industrial”. (4 linhas)

3 – Leia um trecho do texto escrito por Leo Huberman sobre as relações de trabalho durante a Primeira Revolução Industrial.


“Homens da Inglaterra, por que arar para os senhores que vos mantém na miséria?

Por que tecer com esforços e cuidado as ricas roupas que vossos tiranos vestem?

Por que alimentar, vestir e poupar do berço até o túmulo esses parasitas ingratos que exploram vosso suor – ah, que bebem vosso sangue?”

Leo Huberman. Historia da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.


A análise do trecho permite identificar que o autor registrou uma contradição nas condições socioeconômicas da nascente classe trabalhadora inglesa durante a Revolução Industrial. Tal contradição está identificada
a) Na pobreza dos empregados, que estava dissociada da riqueza dos patrões.

b) No salário dos operários, que era proporcional aos seus esforços nas indústrias.

c) Na burguesia, que tinha seus negócios financiados pelo proletariado.

d) No trabalho, que era considerado uma garantia de liberdade.

e) Na riqueza, que não era usufruída por aqueles que a produziam.
4 – O comentário de um visitante alemão retrata fielmente uma Inglaterra transformada pela Revolução Industrial, em 1835, "observamos centenas de fábricas com cinco ou seis pavimentos, cada qual com uma chaminé colossal ao seu lado, exalando negro vapor de carvão". Como se encontrava o trabalhador nesse processo? Na verdade, via-se transformado em acessório de produção, podendo ser trocado sem alterar em nada, houve também uma migração para as cidades industriais, onde qualquer que fosse a inovação técnica imediatamente ampliava-se o mercado de trabalho. (...) Enquanto a Inglaterra foi durante muitas décadas a única nação realmente industrializada, os demais países continuavam agrários, talvez pelo fato de serem burguesias nacionais fracas e desarticuladas para que pudessem influir na política de seus Estados com sucesso, e atenderem aos seus interesses.
(http://www.webartigos.com/articles/6657/1/a-revolucao-industrial-inglesa/pagina1.html)


  1. Relacione o processo de cercamento dos campos na Inglaterra com o pioneirismo inglês no processo industrial. (5 linhas)




  1. Qual ramo da produção primeiro se mecanizou? (1 linha)

5 – Interprete a charge abaixo dentro das novas relações do homem com o trabalho, estabelecida com a Revolução Industrial. (5 linhas)



6 – O texto a seguir foi escrito pelo economista escocês Adam Smith (1723 – 1790), que viveu nos tempo da Revolução Industrial. Leia-o com atenção


“Um operário desenrola o arame, um outro o endireita, um terceiro o corta, um quarto faz as pontas, um quinto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete. (...) Assim, a importante atividade de fabricar um alfinete está dividida em 10 operações distintas. Por conseguinte, essas 10 pessoas conseguiram produzir entre elas mais de 48 mil alfinetes por dia. Porém, se tivessem trabalhado independentemente um do outro, certamente cada um deles não teria conseguido fabricar 20 alfinetes por dia."


  1. Qual são as duas características da produção industrial que estão presentes no texto? (2 linhas)

  2. Quais são os dois modos de produção que estão sendo comparados no texto acima? (1 linha)

7 – Identifique o movimento retratado pela canção dos quebradores de máquinas e explique os motivos da ação desses homens. (5 linhas)


“De pé ficaremos todos

E com firmeza juramos

Quebrar tesouras e válvulas

E pôr fogo às fábricas daninhas."


(Canção dos quebradores de máquinas do século XIX, citada por Leo Huberman,

HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM, 1979)


8 – Leia cada frase a seguir sobre a Revolução Industrial e escreva V para verdadeiro ou F para falso.

( ) O novo sistema industrial transformou as relações sociais e criou duas novas classes sociais, fundamentais para a operação do sistema. Os empresários (capitalistas) são os proprietários dos capitais, prédios, máquinas, matérias-primas e bens produzidos pelo trabalho. Os operários, proletários ou trabalhadores assalariados, possuem apenas sua força de trabalho e a vendem aos empresários para produzir mercadorias em troca de salários.

( ) No início da revolução os empresários impunham duras condições de trabalho aos operários sem aumentar os salários para assim aumentar a produção e garantir uma margem de lucro crescente. A disciplina era rigorosa, mas as condições de trabalho ofereciam segurança. Em algumas fábricas a jornada ultrapassava 15 horas, os descansos e férias não eram cumpridos e mulheres e crianças não tinham tratamento diferenciado.

( ) Surgiram conflitos entre os operários, revoltados com as péssimas condições de trabalho, e os empresários. As primeiras manifestações são de depredação de máquinas e instalações fabris. Com o tempo surgem organizações de trabalhadores da mesma área.

( ) Na Inglaterra, são criados os primeiros centros de ajuda mútua e de formação profissional. Em 1833 os trabalhadores ingleses organizam os sindicatos (trade unions) como associações locais ou por ofício, para obter melhores condições de trabalho e de vida.

A seqüência CORRETA é:

a) V-V-V-F.

b) V-F-V-V.

c) V-F-F-V.

d) V-V-V-V.


9 – A sociedade que surgiu com a Primeira Revolução Industrial se dividiu basicamente em duas camadas sociais distintas. Eram elas: a burguesia e o proletariado. Explique cada uma das classes sociais e a relação existente entre elas. (7 linhas)
10 – Relacione a Revolução Industrial e o processo de urbanização nos séculos XVIII e XIX. (5 linhas)


Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©atelim.com 2016
rəhbərliyinə müraciət