Ana səhifə

5. 3 diagnóstico do meio biótico 1 vegetaçÃO


Yüklə 13.98 Mb.
səhifə5/5
tarix18.07.2016
ölçüsü13.98 Mb.
1   2   3   4   5

Discussão e características das espécies de mamíferos identificadas no levantamento





    • gambá-de-orelha-preta (Didelphis albiventris): São animais cujas fêmeas possuem na região ventral inferior, pregas que formam uma bolsa (marsúpio) onde estão os mamilos. É para esta bolsa que os filhotes (em número de 2 a 13), que nascem ainda em estágio embrionário, se dirigem e lá permanecem até o se desenvolvimento final. Essa espécies de gambá é geralmente encontrado próximo a habitações, onde utiliza porões ou forros de casas como abrigo durante o dia. Os gambás são animais onívoros, se alimentam desde frutos como a banana, até ovos e sangue de galinhas.




    • Tatu-galinha (Dasypus sp): O período de atividade desses animais geralmente é noturno, porém podem ser encontrados esporadicamente durante o dia. Uma das características que relatam sua presença é a existência de tocas no solo.




    • Cachorro-do-mato (Cerdocyon thous): Trata-se de um dos canídeo mais comuns no Brasil, sendo muito conhecido no campo pelo fato de rondar casas a procura de restos de alimento ou pequenos animais domésticos.




    • mão-pelada (Procyon cancrivorus): O mão-pelada (ou guaxinim) se encontra na lista de espécies vulneráveis a extinção. Vive principalmente em áreas de vegetação ciliar, onde encontra se alimento, que pode ser moluscos aquáticos, insetos ou pequenos vertebrados. A visualização desses animais é extremamente difícil, já que possuem habito noturno, porém seus vestígios são facilmente identificados, pois se parecem com uma mão-pelada, daí o seu nome.

    • Veado-catingueiro (Mazama guazoubira): São animais comumente encontrados próximos a matas, mas também podem ser observados vagando por campos. é uma das espécies em estado crítico, pois é muito procurado pelo homem, e quando em fuga alcança uma boa velocidade, podendo até atirar-se dentro d'água para se safar da perseguição.



    • paca (Agouti paca): É o segundo maior roedor brasileiro, só perdendo em tamanho para Hydrochaeris hydrochaeris. Vivem em áreas cobertas por vegetação próxima a mananciais hídricos, e possui hábito noturno, por isso seu olfato e audição são bem desenvolvidos um animal perseguido por caçadores, que apreciam sua carne.




    • Ratão-do-banhado (Myocastor coypus): Roedor grande similar a um rato, porém com várias características distintas, sendo uma delas as membranas interdigitais. Vive as margens de lagos e banhados, onde cava sua toca em algum barranco próximo. Esse animal, também é bastante procurado por caçadores por causa de sua carne e pele, no entanto, ainda não se encontra ameaçado devido a sua alta capacidade reprodutiva




    • Capivara (Hydrochaeris hydrochaeris): É o maior roedor do mundo e em algumas áreas se tornou uma praga devido a sua alta capacidade de procriação, o que proporciona prejuízos à vegetação, já que se alimenta de vegetais encontrados próximos aos ambientes aquáticos. No loca de estudo, os vestígios desse animal é facilmente encontrado, sendo possível até mesmo visualizar a distância alguns grupos socias.



5.3.2.6 - Considerações Gerais e Recomendações

A despeito do pequeno esforço amostral realizado, os resultados do presente trabalho permitem uma caracterização geral da fauna da área e indica o potencial de utilização da mesma em avaliações ambientais.


Os resultados apresentados devem ser entendidos como um primeiro passo para a elaboração de avaliações ambientais mais consistentes, uma vez que o inventário da fauna deve preceder qualquer trabalho com fins mais aplicáveis.
Com base na literatura consultada e em experiência prévia, considerou-se que a fauna apresenta grande potencial para ser utilizada no processo de gestão ambiental da represa relacionada as atividades de uma possível termeléctrica, pois alguns componentes da fauna como macroinvertebrados e peixes são bastante sensíveis a alterações térmicas, podendo responder de diferentes formas, como: morte direta, efeitos no desenvolvimento e reprodução, efeitos nos ciclos de vida e na emergência, modificações na estrutura das comunidades e redes tróficas, entre outros.
Assim sendo, propõe-se a continuidade destes estudos, com maior detalhamento, incluindo-se:





  • Integração de diferentes informações (físicas, químicas e biológicas), inclusive com testes ecotoxicológicos, para se obter uma avaliação abrangente da área.

  • a realização de estudos com o objetivo de detectar a ocorrência de novas espécies e diagnosticar o “status” das populações existentes;




  • Estabelecimento de um plano de monitoramento das espécies animais ocorrentes na área do empreendimento, buscando recuperar os biótopos relevantes para a manutenção das populações animais presentes.

Enfatizamos, ainda, a importância de que os trabalhos sejam realizados de forma integrada e participativa, buscando uma gestão adequada da área.




Diagnóstico ambiental - Meio Biótico

5 -

EIA - Estudo de Impacto Ambiental da Termelétrica de Três Lagoas

Janeiro/01

Volume I/II

Rev. 00



1   2   3   4   5


Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©atelim.com 2016
rəhbərliyinə müraciət