Ana səhifə

Ministério da educaçÃo secretaria de educaçÃo superior instituto federal do paraná


Yüklə 0.86 Mb.
səhifə3/11
tarix25.06.2016
ölçüsü0.86 Mb.
1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11

3.5 Perfil do Egresso

De acordo com a Resolução CNE/CES nº 10 de 16/12/2004, o profissional egresso do Bacharelado em Ciências Contábeis será capaz de:

I - utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais;

II - demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;

III - elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;

IV - aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;

V - desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;

VI - exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante à sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania;

VII - desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;

VIII - exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.


3.5.1 Áreas de Atuação do Egresso:
Os egressos do Bacharelado de Ciências Contábeis do IFPR, poderão atuar nas seguintes áreas:
a) Contador de empresas comerciais, industriais e/ou de prestação de serviços;

b) Contabilidade Pública e Orçamento Público;

c) Contabilidade e Análise de Custos;

d) Planejamento Tributário;

e) Empresário Contábil;

f) Contador Gerencial;

g) Contabilidade Rural;

h) Contador para empresas do Terceiro Setor;

i) Auditor Contábil;

j) Perito Contábil;

k) Analista Financeiro;

l) Contador Ambiental;



m) Contabilidade Societária


3.5.2 Acompanhamento de Egressos
Busca-se manter elevado nível de relacionamento entre docentes e discentes, por meios direto e eletrônico (e-mail). É projeto do colegiado, realizar reuniões periódicas com os egressos, bem como formar grupos de estudos e ofertar cursos de pós-graduação visando a manutenção do contato destes com o IFPR, como instrumento de acompanhamento.
3.5.3 Registro Profissional
Os professores das disciplinas específicas mantém-se informados dos conteúdos objeto de avaliação para o registro junto ao conselho de classe profissional, orientando aos acadêmicos durante a formação, no preparo para a referida avaliação.
3.6 Perfil do Curso
O Bacharelado em Ciências Contábeis foi criado pela Resolução (Consup) nº 77/2010
3.6.1 Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão
Propor estratégias para articular ensino, pesquisa e extensão, como a flexibilidade curricular que possibilita o desenvolvimento de atitudes e ações empreendedoras e inovadoras, tendo como foco as vivências da aprendizagem para a capacitação e para a inserção no mundo do trabalho. Algumas estratégias possíveis são: projetos interdisciplinares que sejam capazes de integrar áreas de conhecimento, de apresentar resultados práticos e objetivos e que tenham sido propostos pelo coletivo envolvido no projeto; implementação sistemática, permanente e/ou eventual de cursos de extensão, seminários, fóruns, palestras, semanas de curso e outros que articulem os currículos a temas de relevância social, local e/ou regional e que potencializem recursos materiais, físicos e humanos disponíveis; flexibilização de conteúdos por meio da criação de componentes curriculares e de outros mecanismos de organização de estudos que contemplem conhecimentos relevantes, capazes de responder a demandas pontuais e de grande valor para a comunidade interna e externa; previsão de horas-aula, para viabilizar a construção de trajetórias curriculares por meio do envolvimento em eventos, em projetos de pesquisa e extensão, em componentes curriculares optativos e outras possibilidades; previsão de espaços para reflexão e construção de ações coletivas, que atendam a demandas específicas de áreas, cursos, câmpus e Instituição, tais como fóruns, debates, grupos de estudo e similares; oferta de intercâmbio entre estudantes de diferentes câmpi, institutos e instituições educacionais considerando a equivalência de estudos.
3.6.2 Estratégias Pedagógicas
Destacar as estratégias pedagógicas que serão empregadas para atingir o perfil do egresso. Exemplos: aulas presenciais, atividades complementares - como seminários e palestras -, atividades de complementação de aprendizagem (nivelamento), atividades interdisciplinares, avaliações, entre outras.
3.6.3 Atendimento ao Discente
O Câmpus Curitiba, no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis conta com corpo docente, em sua maioria, com Dedicação Exclusiva (DE), por isso oferece aos discentes horários para atendimento extraclasse para orientação e acompanhamento daqueles que tenham dúvidas ou que apresentam dificuldades de aprendizado, conta ainda com apoio psicopedagógico, assistência social. Quando do ingresso de novos alunos, passados um período do início das aulas, normalmente após o primeiro mês de aulas, são ofertadas aulas de reforço (ou nivelamento), aos sábados, bem como são referenciadas as bibliografias que contribuam para maior assimilação dos conteúdos. É proposto no Colegiado de Curso que todos os professores apliquem atividades que levem os alunos a desenvolverem pesquisas, com o intuído de aprofundamento e familiarização com o ato de pesquisar. Ao longo do curso são oferecidas atividades de extensão nas quais os alunos devem se envolver, nestas eles realizam estudos junto aos professores e, na sequência, aplicam o conhecimento adquirido em atendimento ou orientação à comunidade.
3.6.4 Educação Inclusiva:
O atendimento ao disposto no Decreto no. 5.296/2004, está sendo realizado de modo consciente, obedecendo as limitações de recursos e a indisponibilidade de profissionais especializados para atendimento aos portadores de necessidades especiais. Com relação ao espaço físico, adaptações tem sido feitas visando propiciar a acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais.
3.6.5 Integração com a Pós-Graduação
Após a conclusão do curso, pretende-se oferecer cursos de pós-graduação, inicialmente de Lactu Sensu e a médio prazo Strictu Sensu, bem como manter banco de dados onde nossos egressos possam registrar sua trajetória e, pretende-se ainda realizar encontros anuais como os egressos, com palestras e debates temáticos, com a participação passiva e ativa;


1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11


Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©atelim.com 2016
rəhbərliyinə müraciət