Ana səhifə

Enfrentando nossos limites: Educação popular e escola pública


Yüklə 482.5 Kb.
səhifə4/19
tarix24.06.2016
ölçüsü482.5 Kb.
1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   19

construída pela faculdade de educação da ufpel para orientar a

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO10


José Fernando Kieling (coord.)

A Faculdade de Educação houve por bem repensar e elaborar uma proposta alternativa de formação de professores leigos num curso que, ao mesmo tempo que qualifique professores, numa perspectiva de ensino com pesquisa, investigue a sua própria experiência de formação de professores.

A organização curricular que se propôs para este curso de fomação de professores leigos em serviço seguiu as seguintes diretrizes:

- conteúdos programáticos trabalhados de forma "interdisciplinar";

- prática docente do aluno/professor enfatizada como "espaço" de conhecimento e aprendizagem;

- experiência da produção de conhecimento, oportunizando ao aluno uma observação mais qualificada da realidade, a elaboração de conhecimentos interpretativos sobre essa realidade, o questionamento aos dogmatismos e a inquirição permanente sobre o que está posto, a busca de paradigmas e caminhos consistentes e pertinentes às relações históricas que se propõe conhecer e explicar.

A partir das diretrizes acima, por outro lado, tem-se definido o perfil do profissional que se almeja formar, a saber: uma pessoa que tenha consciência de sua responsabilidade social, assuma crítica e constrututivamente sua prática, esteja atenta e sintonizada com sua realidade, realize um processo continuado de reflexão teórica e elaboração conceitual sobre as condições histórico-sociais em que vive, e tenha como prática constante o estudo e a atualização na sua área específica de conhecimento.

O Projeto Pedagógico, que teve inspiração nas discussões nacionais sobre educação popular e formação de professores - que vêm se intensificando desde os anos 80 - e no projeto pedagógico da UFPEL - elaborado a partir do diagnóstico das demandas regionais e da reflexão sobre a universidade pública - tornou-se o principal referencial na busca de novas alternativas para responder às demandas educacionais e às exigências sociais detectadas.

Guia-nos o compromisso da universidade pública com os interesses coletivos, construindo-se praticamente o caráter público da universidade. Nessa perspectiva, o compromisso da universidade pública com os interesses coletivos evidencia-se, especialmente, na geração de conhecimentos comprometidos com a solução dos graves problemas sociais.

"Esta perspectiva se baseia num ensino que mais faz perguntas do que dá respostas. Significa entender que aprender não é estar em atitude contemplativa ou absorvente frente aos dados culturais da sociedade, mas sim estar envolvido na interpretação e produção destes dados. Significa valorizar a ação, a reflexão crítica, a curiosidade, o questionamento exigente, a inquietação e a incerteza, características básicas do sujeito cognoscente." (PROJETO PEDAGÓGICO DA UFPel, 1991:18)

Tentando ultrapassar os limites da dicotomia teoria/prática, este curso propõe a pesquisa como pano de fundo na instrumentalização da prática pedagógica dos recursos humanos nele envolvidos. O trabalho pedagógico deverá encaminhar-se a partir de referencial teórico de pesquisas existentes, as quais deverão instrumentalizar os professores-alunos a procederem uma leitura analítica de sua sala de aula e de sua escola, permitindo-lhes, dessa forma, um confronto entre a teoria recebida na Universidade e a prática por eles vivenciada. Dito de outra forma, a organização do curso há de se dar de maneira a contemplar o permanente confronto entre a prática advinda do concreto social/escolar e a teoria, recuperando dessa maneira a radicalidade vital da relação teoria-prática e precavendo o enviezamento e empobrecimetno dicotômicos.

Este Curso busca, portanto, a formação de um educador/pesquisador, uma vez que o trabalho pedagógico será encaminhado de forma a possibilitar-lhe a pesquisa de sua própria ação docente. A organização curricular deverá criar mecanismos que estimulem o trabalho coletivo e "interdisciplinar" tanto entre professores-alunos como entre docentes do referido Curso. A heterogeneidade das experiências do grupo de professores-alunos, possibilitará que as diversas práticas (as várias trajetórias) sejam analisadas, criticadas, incorporadas, sendo assim alçadas ao nível da práxis, entendida no sentido de recuperação da unidade entre sujeito e objeto, processo e produto.

Em contraposição à lógica da fragmentação e individualidade do conhecimento, contrapomos a lógica da complexidade crescente do currículo, contemplando desde categorias apropriadas para as relações imediatas, tão fortes no cotidiano social/escolar, quanto os referenciais teóricos que sejam fecundos para orientar a conceituação dos processos sociais/escolares mais complexos.

A partir desse referencial teórico-metodológico, definem-se, pois, como princípios norteadores dos cursos desta Faculdade, os seguintes:

a) trabalho docente como articulador curricular;

b) articulação teoria/prática e "interdisciplinaridade";

c) compromisso social e democratização da escola.

d) elaboração do conhecimento como resposta aos problemas históricos das pessoas da realidade local

O 1º Programa para formação de professores em exercício, iniciado em 1995, iniciou com 147 professores-alunos. As contingências vividas pelos professores-alunos foram e continuam sendo objeto da elaboração teórica e conceitual, e acompanhada pelos docentes dos cursos, pelos monitores, pelos alunos das licenciaturas regulares que voluntariamente estão acompanhando o Programa. Constituímos, com isso, nada menos que 140 pontos de contato com a região Sul do Rio Grande, possibilitando aos docentes e à Universidade, um apanhado razoavelmente significativo do conjunto das contingências regionais.

O 2º Programa, com aproximadamente 650 alunos, teve início em 1998. Com estes alunos-professores, com os docentes do curso e com os alunos regulares que exercem monitoria no Programa é que contamos para construir e levar a efeito o Curso Especial de Pedagogia.

1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   19


Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©atelim.com 2016
rəhbərliyinə müraciət