Ana səhifə

Universidade federal de santa catarina


Yüklə 3.16 Mb.
səhifə2/12
tarix24.06.2016
ölçüsü3.16 Mb.
1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12


1. introdução


Os cenários sociais atuais apresentam, particularmente a instituições educacionais, gestores e educadores um conjunto de amplas e complexas expectativas que reclamam mudanças importantes nos modos de conceber e fazer educação, nesta e nas próximas décadas, em uma escala quase planetária.

Aos educadores, mais especificamente, vem se configurando um quadro inusitado no qual se delineia, se confronta ou ideologicamente se ignora o que se considera o novo pedagógico, em contraponto a tudo aquilo que se identifica com o passado ou o tradicional da educação.

Mas a dimensão dos problemas educacionais da atualidade, quando aceitos em sua forma mais ampla, transcende os domínios do puramente pedagógico:


Apoderou-se dos nossos contemporâneos um sentimento de vertigem, sentem-se divididos entre a mundialização que observam e, por vezes até suportam as manifestações, e a busca das suas raízes, referências, vínculos. A educação deve encarar este problema, pois na perspectiva do parto doloroso duma sociedade à escala mundial, ela surge, mais do que nunca, no centro do desenvolvimento tanto da pessoa humana como das comunidades. (DELORS, 1996, p. 15).
Diante de tais perspectivas e expectativas, tão amplas e complexas para a educação, é que se buscará situar o escopo geral deste projeto de pesquisa e, para isso, serão focados os processos de aula suportados por mídias convencionais e também por aquelas denominadas de “novas mídias”, em referência aos contextos onde as chamadas Novas Tecnologias da Comunicação e Informação (NTCI) estarão presentes.

Não se trata de uma decisão reducionista que trará o olhar unicamente para a sala de aula ou o laboratório de uma escola de engenharia, tomada aqui como estudo de caso. Antes se engendrará uma investigação a respeito de como educadores que normalmente atuavam em salas de aula ditas de conformação física “convencional” e contando com mídias “tradicionais”, e que encaminhavam suas aulas por meio de metodologias mais francamente discursivas, perceberiam e atribuiriam significados a processos empreendidos a partir de outras abordagens pedagógicas.

Em particular, as possibilitadas por meio de novas mídias, técnicas e tecnologias, respectivamente no sentido de dispositivos derivados de inventos, interconexão lógica e arranjos entre mídias e soluções a problemas educacionais.

Focaliza-se nesta pesquisa processos pedagógicos realizados em ambientes presentes no cotidiano da escola, através de espaços ciberarquitetônicos – na dimensão de uma Ciberarquitetura como objeto de definição conceitual e instrumental nesta dissertação - concebidos visando mais bem integrar mídias de uma sala de aula, de um laboratório de Física e seus equipamentos (freqüentemente analógicos), de uma “sala ambiente” de informática (e seus recursos digitais) e até mesmo de uma biblioteca digitalizada e disponibilizada através de um ambiente de Intranet.

Busca-se ainda aprofundar a pesquisa objetivando alcançar aspectos que permitam apreender e mais bem compreender concepções sócio-educacionais e suas expressões tecnológicas e metodológicas, além das decisões de gestão expressas no decurso de aproximadamente dez anos de um programa de Física I e II, desenvolvido em nível superior na instituição de ensino tomada como estudo de caso.

Procura-se ainda investigar as possíveis inter-relações entre mídias, técnicas e tecnologias e conhecimento produzido, em ambientes, espaços-lugares físicos e não-físicos palcos de interações sócio-educacionais, objetivando identificar aspectos que surjam como relevantes nos processos de ensino-aprendizagem, a partir do conceito construído de Ciberarquitetura.

As considerações mencionadas e os aspectos gerais acima contemplados, acrescidos de outros temas que se desvelarão ao longo desse trabalho, se constituirão nos elementos fundamentais desta dissertação, buscando lançar alguma luz, se possível, a respeito de dados empíricos obtidos que emergirão a partir de investigações de campo e que serão analisados a partir de algumas confluências dos referenciais teóricos adotados nesta dissertação, mais bem detalhados à frente.

Objetivou-se, por fim, que este trabalho pudesse de algum modo contribuir para a produção de novos conhecimentos que possibilitassem avaliar, criticamente, o impacto que as novas mídias podem trazer para a educação, no contexto de variadas técnicas diferenciativas e integrativas, a partir de concepções tecnológicas. Isto é, de soluções dadas a determinados problemas pertinentes aos processos de ensino-aprendizagem.

Destaca-se que tais processos ocorrem tanto em salas de aula “convencionais” como em outras, com recursos disponíveis de multimeios, e para além delas em ambientes ciberarquitetônicos experimentais, onde se buscou integrar ao menos íntima e mais complexamente os (antigos) laboratórios de física e (os mais recentes) de informática da instituição estudada, transformando-os em Salas Inteligentes1.

1.1 OBJETIVOS


      1. Geral

Realizar um estudo para mais bem conhecer as influências decorrentes da introdução de novas mídias dedicadas à educação, integradas através de variadas técnicas, decorrentes da busca de soluções (tecnologias) a problemas delimitados aos cursos de Física (I e II), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a partir de interpretações de docentes e discentes que participaram deste processo, circunscrito ao período de 1996 a 2006.



1.1.2 Específicos
1. Reconstituir o histórico do processo de introdução das chamadas “novas mídias” educacionais, no período de 1996 a 2006, no contexto inicial do projeto Reengenharia do Ensino de Engenharia (REENGE), junto a docentes que lecionaram/lecionam as cadeiras de Física 1 e 2 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
2. Resgatar e documentar como se deu o processo de concepção e implementação do ambiente ciberarquitetônico experimental “Sala Inteligente” decorrente da integração dos (antigos) laboratórios de física e informática, e seus significados enquanto “novos ambientes” dedicados ao ensino de Física I e II do ITA.


  1. Buscar significados e re-significados didático-pedagógicos, nos discursos de docentes entrevistados, que possam trazer novas luzes às reflexões e estudos atuais relativos à introdução de novas mídias na educação, em particular na educação científica e tecnológica, com ênfase nas cadeiras de Física I e II oferecidas na divisão de ensino fundamental do ITA.




  1. Verificar se nos discursos dos discentes se pode identificar como se apresenta a amplitude da atitude motivacional para o enfrentamento a novos problemas, como resposta a desafios propostos, que buscam transcender o programa formal dos cursos de Física 1 e 2, dentre alguns dos aspectos mais importantes a serem considerados em relação ao referencial das expectativas educacionais contemporâneas e em particular para o ensino de engenharia, delineadas neste trabalho.



1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12


Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©atelim.com 2016
rəhbərliyinə müraciət